Jornal diariOnline Região Sul

Conselho Português para a Paz e Cooperação organiza ações no Algarve

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) vai promover, em parceria com diversas entidades, em vários pontos do Algarve, um programa de ações de educação para a paz, amanhã e quinta-feira, dias 9 e 10.

A programação arranca amanhã, quarta-feira, 9, com a exibição de «curtas» e debate com alunos, na Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira (8:30 horas), e na Escola Secundária de Loulé (14:30), seguindo-se um debate com pais e encarregados de educação, na Casa da 1.ª Infância, também em Loulé (18:00).

À noite, decorre a sessão cultural «Sons, Cores e palavras pela Paz», no Club Farense, em Faro, às 21:00, em que participam a Associação Consoante o Motivo, alunos do curso de Teatro da Escola Secundária Tomás Cabreira, o Grupo Coral II Capítulo, a artista plástica Dina Dias, do coletivo da PAS - Peace and Art Society, que irá pintar uma obra enquanto decorre a iniciativa, e os músicos Luís Galrito e António Hilário.

Os alunos vão ler poemas de vários autores que se prontificaram para participar com as suas criações, como Saúl de Jesus, professor catedrático e vice-reitor da Universidade do Algarve, Ausenda Hilário, Laíns de Ourém, Miguel Tiago, geólogo e deputado na Assembleia da República, Paulo Constâncio, e Ilda Figueiredo, presidente do CPPC, todos eles com vários livros editados.

Na quinta-feira, a Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, recebe às 10:30 uma sessão/debate com alunos. Às 14:30, é assinado um protocolo com a Câmara de Silves, seguindo-se a inauguração dos Selos de Silves pela Paz.

Todas esta ações integram uma campanha mais vasta que está a decorrer em todo o país, acompanhando uma petição pelo fim das armas nucleares, de acordo com o que defende a CRP e dando seguimento ao Tratado de Proibição das Armas Nucleares, aprovado pela conferência das Nações Unidas para negociar um instrumento legalmente vinculativo que proíba as armas nucleares, levando à sua eliminação total.

A petição também está disponível em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=nao-armas-nucleares.

As iniciativas contarão com a presença de Ilda Figueiredo, presidente da direção do CPPC, Sofia Costa, do núcleo do CPPC/Algarve, Isa Martins, do Sindicato dos Professores da Zona Sul, e Isa Mateus, do Cineclube de Faro.

Além destas entidades, são parceiros das ações a Câmara Municipal de Loulé, a Cidade Educadora de Loulé, a Câmara Municipal de Silves e o Club Farense, na pessoa de Augusto Miranda.



Comentários

comentários