O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai iniciar, em 1 de junho, o reforço do dispositivo de emergência médica para a região do Algarve, visando aumentar a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença súbita.
Respondendo às situações provocadas numa região que vê a sua população crescer de forma considerável no verão, o dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 38 meios de emergência médica disponíveis em permanência, será reforçado com mais 14 meios de emergência médica: uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em Tavira; dois Motociclos de Emergência Médica (MEM) em Portimão e Albufeira; nove ambulâncias do INEM na Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em Armação de Pera (Silves), Lagos, Almancil (Loulé), Albufeira, Altura (Castro Marim), Portimão, Boliqueime (Loulé) e Ferreiras (Albufeira); e duas ambulâncias do INEM nas corporações de Bombeiros Voluntários (BV) de Albufeira e Portimão.
“A decisão de reforçar os meios de emergência à disposição da população na região do Algarve baseia-se numa análise pormenorizada das ocorrências nesta região”, refere a Administração Regional de Saúde (ARS), em comunicado.
Ressalvando que os dados disponíveis demonstram que o aumento da população durante o período estival “não tem um aumento proporcional do número de solicitações ao INEM”, a ARS diz, porém, que está justificada “a necessidade de serem realizados ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta”.
Para além do aumento significativo de meios de emergência ao serviço da população, o INEM vai ainda reforçar o funcionamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Faro, através da presença, 24 horas por dia, de dois técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) e de um médico regulador.
Simultaneamente, e para fazer face a eventuais situações de paragem cardiorrespiratória que ocorram, o INEM vai entregar dois Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) aos Bombeiros Voluntários de Tavira e aos Bombeiros Municipais de Olhão para utilização nas ilhas-barreira de Tavira e Armona (Olhão).
Recorde-se, ao abrigo do protocolo recentemente assinado entre INEM, Autoridade Marítima Nacional e Câmaras Municipais de Faro e Olhão, o INEM vai atribuir um DAE e ministrar formação aos operacionais da embarcação Ria Solidária, que tem como principal missão o apoio às populações das Ilhas da Fuzeta, Armona e diferentes núcleos da ilha da Culatra e o transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida.
“Quem escolher a região do Algarve para passar as suas férias tem a garantia de que o dispositivo de emergência médica na região é robusto e tem capacidade para dar resposta às necessidades”, assegura a ARS.
O reforço de meios de emergência do INEM e dos seus parceiros Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, vai estar operacional desde o dia 1 de junho até ao dia 30 de setembro.
O dispositivo será apresentado amanhã, quinta-feira, 10, às 11:00, em sessão marcada para o auditório do Museu de Portimão,
O INEM agradeceu a capacidade demonstrada pelas corporações de bombeiros e delegações da Cruz Vermelha Portuguesa para, em estreita articulação com os meios do INEM, “darem uma resposta eficaz” no que concerne à assistência médica pré-hospitalar e, durante este período, colaborarem no esforço de reforço do dispositivo implementado para “garantir maior segurança a todos os que escolherem o Algarve para as suas férias”.