Albufeira e Sal reforçam laços de cooperação

José Carlos Rolo recebeu a visita de Júlio Lopes, presidente da Ilha do Sal, eleito em 2016, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e de cooperação que unem os dois municípios há 21 anos. O presidente salense, acompanhado por Altino Ferreira, Cônsul do Sal em Portugal, foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara e restante executivo, pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, e pelo presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, ex-autarca do Câmara de Albufeira.

Durante o encontro, Júlio Lopes referiu que o Sal vive essencialmente do Turismo, “a sua grande riqueza”, um setor que Albufeira lidera e com quem o município cabo-verdiano tem muito para aprender. “A Ilha do Sal está a apostar fortemente no Turismo e queremos conhecer de perto o trabalho que é feito noutras cidades para aprendermos com quem sabe”, confessou o presidente salense, solicitando a cooperação de Albufeira em matéria de requalificação urbana (iluminação, espaços verdes, passeios), para que sejam criadas as infraestruturas necessárias ao desenvolvimento turístico.

Pub

Recorde-se que os Municípios de Albufeira e Sal estão geminados por Acordo de Cooperação desde 26 de setembro de 1997. No âmbito deste Acordo, foram estabelecidos diversos protocolos. O último contacto decorreu em 2016, com a visita de uma delegação da ilha cabo-verdiana a Albufeira e com a posterior participação de Albufeira na Conferência das Cidades Geminadas com Sal, organizada pelo município salense.

 “Cabo-Verde é um povo amigo, um povo irmão, e a Ilha do Sal e Albufeira encontram-se ligadas há mais de duas décadas por um acordo geminação, que promove a amizade, o convívio e a cooperação nas mais diversas áreas, como o Turismo, Educação, Juventude e Cultura”, salientou José Carlos Rolo.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu ainda que estas visitas têm o propósito de reforçar a geminação e os laços de amizade existentes entre os dois municípios: “queremos dar continuidade ao relacionamento e intercâmbio que ao longo destes 21 anos temos mantido com a Ilha do Sal, que já atravessou diversos executivos, e que tem sido bastante positivo para ambos os concelhos”.

O Município de Albufeira tem vindo a prestar apoio ao Sal em matéria de Educação, Rede Viária, Saneamento e Cultura. Albufeira é um nome que se encontra disseminado por toda a ilha, designando creches, salas de apoio cultural e diversas infraestruturas, fruto do empenho da autarquia albufeirense no desenvolvimento das condições da qualidade de vida da população.


Pub
Mais em Sociedade
IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no

Aljezur apoia e reforça dispositivo de combate a incêndios rurais

No âmbito do protocolo relativo ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais de 2022,…