Jornal diariOnline Região Sul

São Brás de Alportel celebra 104.º aniversário da elevação a concelho

A inauguração do Espaço Memória do Município, uma palestra sobre história da saúde e o concerto de Diogo Piçarra vão marcar o programa de celebração do 104.º aniversário da elevação de São Brás de Alportel a concelho, no próximo dia 1 de junho.

As cerimónias solenes têm início pelas 9:00 horas com a habitual alvorada, seguindo-se, nos paços do concelho, o ato protocolar de hastear da bandeira, acompanhado pelo hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

A sessão solene comemorativa, no salão nobre da autarquia, será presidida pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Na sessão, serão atribuídas 20 insígnias municipais – Honra, Mérito, Valor e Altruísmo e Bons serviços – e terá lugar o aguardado momento de inauguração do Espaço Memória do município, que se pretende “guardião da história do concelho, tornando perene a celebração do centenário e a homenagem àqueles que no passado contribuíram para que hoje possamos construir futuro”.

Este espaço, que constituirá um novo elemento de interesse turístico e dinamizador do centro histórico, visa “preservar e valorizar o património e fortalecer a identidade da comunidade são-brasense”, refere a autarquia.

À tarde, pelas 15:30, realiza-se a habitual romagem ao mausoléu do fundador do concelho, João Rosa Beatriz, no cemitério municipal.

Pelas 16:00, o salão nobre da autarquia acolherá a palestra «São Brás de Alportel: Leituras sobre o Património da Saúde», que integra o ciclo de atividades comemorativas do Centenário do Sanatório Vasconcelos Porto, do final da Primeira Guerra Mundial e da pneumónica.

No largo de São Sebastião, será depois inaugurada a exposição de rua «Espaços e Personalidades ligadas à saúde no concelho de São Brás de Alportel», enquanto às 17:30 é inaugurada, na galeria municipal, a exposição de pintura «Isto é arte?», de autoria de Maria de Deus Alves.

No Dia da Criança, destaque para a Festa da Criança, que entre as 15:00 e as 19:00 propõe atividades para toda a família no jardim Carrera Viegas.

Para fechar este dia especial com chave de ouro, pelas 22:00, a praça da República será uma vez mais o palco do concerto comemorativo do Dia do Município, que este ano conta com a participação de Diogo Piçarra.

As celebrações culminam com o tradicional momento de parabéns com bolo de aniversário e espetáculo pirotécnico.



Comentários

comentários