Jornal diariOnline Região Sul

Capitão-Tenente Vânia Carvalho é a primeira mulher a comandar um navio patrulha oceânico

A Capitão-Tenente Vânia Carvalho tomou posse ontem como Comandante do NRP Viana do Castelo, sucedendo no cargo ao Capitão-Tenente Madaleno Galocha, cuja cerimónia se realizou na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a bordo do navio.

Especializada em Hidrografia, a Comandante Vânia Carvalho torna-se assim a primeira mulher a comandar um navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa, sendo de recordar que desde 2006, que a Marinha tem mulheres a comandar navios, em especial lanchas de fiscalização rápida.

A Comandante Vânia Carvalho ingressou na Marinha em 1997, como cadete da Escola Naval, tendo ao longo dos mais de vinte anos de carreira como Oficial de Marinha desempenhado diversas funções em várias unidades em terra e no mar.

O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 30 de dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional e tem uma guarnição de 44 pessoas.



Comentários

comentários