O farol de Vila Real de Santo António recebe amanhã, quarta-feira, 30, às 21:30 horas, a projeção do filme mudo «Os Faroleiros», de Maurice Mariaud (1922), que será acompanhada pela música dos Dead Combo.
A iniciativa é inédita e conta com a participação especial da banda, que vão musicar o filme ao vivo e apresentar alguns temas do seu mais recente álbum, «Odeon Hotel».
“Através desta fusão, a banda irá conferir a sua inconfundível sonoridade a uma das mais importantes películas realizadas no nosso país, na época do cinema mudo, e que estava considerada desaparecida até à descoberta de uma cópia nos anos 90”, refere a organização.
Os Dead Combo são Tó Trips e Pedro Gonçalves. A dupla nasceu em 2003 na sequência de um convite para comporem «Paredes Ambience», canção incluída no disco de homenagem a Carlos Paredes, lançando desde então vários álbuns, largamente elogiados em Portugal e no estrangeiro.
«Os Faroleiros», filme de 1922, é um drama-documentário de que o realizador também foi argumentista e intérprete. Mariaud aborda uma história de um triângulo amoroso numa comunidade de pescadores, cujo conflito culmina num farol isolado do litoral.
Filme a um tempo romântico e nostálgico, a projeção de «Os Faroleiros» (ou, mais propriamente, O Faroleiro da Torre de Bugio) é também uma homenagem ao imponente farol de VRSA, que vem cuidando e dirigindo as embarcações de Portugal e Espanha desde 1923.
A sessão marca o encerramento do ciclo «Vídeo Lucem», que tem levado um conjunto de filmes a igrejas e outros sítios menos habituais, e está integrada no programa cultural «Algarve 365».
A abertura da sessão caberá às Moçoilas, grupo de três mulheres que tem afirmado o canto do Algarve, repegando muitos dos antigos temas e enriquecendo-os com a sua energia própria.