Jornal diariOnline Região Sul

Praias de Albufeira com Bandeira Azul

O dia 4 de junho ficou marcado em Albufeira pelo hastear das Bandeiras Azuis e das Bandeiras Praia Acessível, em todas as zonas balneares do concelho que conquistaram os referidos galardões, e pela entrega à ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira de uma viatura Mitsubishi que vai permitir aumentar a segurança em toda a orla costeira do concelho.

Esta segunda-feira amanheceu cinzenta e com poucos banhistas na praia dos Pescadores, que à semelhança do ano passado foi escolhida para receber o hastear da primeira bandeira azul e de praia acessível do concelho de Albufeira. A grande novidade este ano foi a entrega à ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira de uma viatura Mitsubishi L200/Strakar destinada a formação, missões de vigilância e salvamento na orla costeira.

Assim, e apesar do verão continuar tímido, o Município de Albufeira tem boas razões para celebrar, pois há vários anos consecutivos, é líder nacional das bandeiras azuis da europa (BAE) – 25 praias, a totalidade das zonas balneares do concelho, a que se junta a Marina - e das bandeiras douradas, com 22 galardões, que atestam a qualidade ambiental das suas praias. Paralelamente, Albufeira é também conhecida por ser um destino inclusivo e nesta época balnear são 16, mais uma do que no ano passado, as praias que a partir de hoje, ostentam a bandeira de “praia acessível”, dispondo de todas as condições para acolher turistas com mobilidade reduzida.

Praias de Albufeira com Bandeira Azul

A cerimónia, carregada de simbolismo contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador do Ambiente, elementos do Executivo, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, representantes da APA – Associação Portuguesa do Ambiente, ANSA, GNR, Autoridade Marítima e representantes da Mitsubishi.

José Carlos Rolo sublinhou que o facto de Albufeira liderar o ranking das BAE por vários anos consecutivos “vem reforçar a imagem de um destino turístico que prima pela qualidade ambiental” e é o resultado do investimento constante do Município a nível de infraestruturas, equipamentos e limpeza das zonas balneares, em estreita colaboração com os concessionários e as entidades com competência na orla marítima. O autarca fez questão de realçar o trabalho dos funcionários da Autarquia “que todos os dias do ano, incluindo os fins de semana, dão o melhor de si para que as nossas praias continuem a ser um excelente cartão-de-visita”.

O presidente aproveitou para agradecer aos representantes da Mitsubishi a oferta de uma viatura que é uma mais-valia em termos de segurança para as nossas praias e congratulou a ANSA por, a partir de agora, poder contar com mais este equipamento. “Albufeira e o Algarve são reconhecidos internacionalmente como destinos seguros e os estudos comprovam que mais que o sol, a praia, o património e a gastronomia, os turistas procuram os destinos seguros”, concluiu.

O vereador responsável pelo Ambiente reiterou que é graças à boa coordenação e articulação entre todas as entidades: Autarquia, APA/ARH, Autoridade Marítima, ANSA, GNR, Bombeiros e Concessionários, que Albufeira continua a manter estes níveis de excelência.

Rogério Neto frisou que para além do reconhecimento a nível ambiental, Albufeira aposta no turismo inclusivo. “Este ano graças ao investimento que fizemos na construção de uma rampa de acesso à Praia dos Alemães para pessoas com mobilidade reduzida vamos ter mais uma zona balnear com a bandeira “Praia Acessível” e todas as praias estão equipadas com cadeiras/andarilhos e tiralôs, que facilitam a deslocação no areal e o acesso à água a pessoas com este tipo de problemas”. Com uma época balnear alargada, de 15 de maio a 15 de outubro, aumenta significativamente o nível de exigência no que se refere à limpeza, manutenção de infraestruturas e segurança nas 25 praias do concelho, conclui Rogério Neto.

Albufeira reforça segurança nas praias

Alberto Matos e Jorge Azevedo, presidente e vice-presidente da ANSA, respetivamente estavam visivelmente satisfeitos por serem parceiros de um Município que aposta forte na qualidade e segurança das suas zonas balneares e ainda mais por, juntamente com a Autarquia e com a ajuda da Mitsubishi poderem dar início a um projeto em que o mote é “365 dias a trabalhar para a segurança das pessoas”, isto porque a carrinha 4x4 que acabaram de receber, irá circular em todas as praias do concelho (as vigiadas e as não vigiadas) durante todo o ano.

O projeto, que está a ser organizado em colaboração com o Município, visa melhorar a eficácia e a eficiência na vigilância e socorro, mas também ao nível da prevenção, vindo colmatar uma necessidade sentida pelas duas entidades em matéria de segurança balnear.

O veículo reúne a melhor tecnologia para mobilidade em qualquer tipo de terreno, garantindo a chegada rápida dos meios de socorro a qualquer local e em especial aos de acesso mais difícil. Alberto Matos esclarece que “a carrinha tem um número de telefone impresso em local bem visível e que qualquer pessoa pode ligar para esse número a reportar uma ocorrência. O nadador salvador que conduz o veículo, devidamente certificado pelo ISN, ao receber a chamada faz o pedido de emergência e desloca-se para o local rapidamente para, se for caso disso, iniciar o salvamento.


Comentários

comentários