Jornal diariOnline Região Sul

«Estórias de Assombrar» voltam a contar as estórias e história de Castro Marim

A NovBaesuris-Empresa Municipal vai organizar, pelo quinto ano consecutivo o evento «Estórias de Assombrar» na vila de Castro Marim, no âmbito da política de promoção e valorização do património local.

Nos meses de junho, julho e agosto, a NovBaesuris convida os castromarinenses e os visitantes a entrarem na noite  no ambiente lendário e fantástico dos monumentos, das ruas e praças da vila, para ouvir e contar as estórias e as lendas que povoam o imaginário desta terra, outrora de reis e rainhas.

As centenas de pessoas de toda a região algarvia e da vizinha Espanha que, nos últimos cinco anos, participaram nas «Estórias de Assombrar» puderam conhecer a rica tradição oral de Castro Marim através de lendas como o Mourinho do Forte, Mouro Vaz, os Sete Encantes, Má Hora, o Menino Gigante ou ainda do conto do sapo e do mouro anão.

A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, começa sempre às 21.00 horas, em local e data a indicar, sendo dirigidas a todas as faixas etárias da população a partir dos 12 anos.

As inscrições são limitadas e obrigatórias, devendo ser realizadas previamente através do endereço eletrónico novbaesuris@cm-castromarim.pt ou pelo telefone 281510160.

Para Célia Brito, presidente da NovBaesuris, esta iniciativa “visa a valorização e divulgação do património imaterial da vila de Castro Marim, que encerra um valioso conjunto monumental”, integrando o Castelo, o Forte de São Sebastião e a Colina do Revelim de Santo António.

A empresa municipal acredita que as «Estórias de Assombrar» podem “contribuir para o enriquecimento e diversificação da oferta cultural de Castro Marim, levando o concelho a ser mais conhecido”.



Comentários

comentários