Jornal diariOnline Região Sul

Aberto segundo período de candidaturas a apoios à Suinicultura

De acordo um comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a partir de hoje e até dia 26 de setembro, está aberto o segundo período para candidaturas de projetos destinados ao investimento nas explorações de suinicultura, tendo em vista a redução dos impactos ambientais de cada exploração.

Os apoios serão direcionados essencialmente para projetos que se destinem a preservar e a melhorar o ambiente, através da melhoria das instalações dedicadas à gestão dos efluentes pecuários nas explorações de suínos e do aumento ou melhoria das condições ambientais de armazenagem dos efluentes na exploração, por forma a promover a proteção das águas e uma eventual valorização dos efluentes pecuários.

A medida 3.2.1.Investimento na Exploração Agrícola, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020 contempla também objetivos relacionados com a redução dos odores, a redução do consumo de água e a melhoria da eficiência energética da exploração, com a redução dos consumos energéticos, recorrendo preferencialmente à produção de energias renováveis para consumo na exploração. Um outro objetivo é a redução dos riscos sanitários e dos custos correspondentes à eliminação de cadáveres de animais mortos nas explorações de suínos, aplicando novos métodos recentemente aprovados pela União Europeia.

Pode ler-se na missiva que, estes apoios, que atingem um montante global de 5 milhões de euros, permitirão alavancar um investimento global na ordem dos 12 a 14 milhões de euros.



Comentários

comentários