As quatro praias do concelho de Olhão – Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria – ostentam desde terça-feira as bandeiras azuis com que foram galardoadas este ano.
As cerimónias aconteceram ao longo da manhã e contaram com a presença, para além do vereador António Camacho e do comandante da Capitania do Porto de Olhão, Nunes Ferreira, de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente e da Administração Regional de Saúde do Algarve.
Nesta época balnear, as quatro praias do concelho voltaram a renovar o galardão, para além da distinção «Praia Acessível – Praia para Todos!», um projeto conjunto do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Agência Portuguesa do Ambiente e do Turismo de Portugal, que volta a distinguir a praia da Fuseta-Ria.
Pelo terceiro ano consecutivo, todas as praias que se candidataram hastearam a Bandeira Azul.
A este símbolo de reconhecimento de qualidade ambiental, junta-se o de «Qualidade de Ouro» da Quercus, que este ano distingue as praias olhanenses da Fuseta-Mar, Armona-Mar e Armona-Ria.
Todas as bandeiras foram hasteadas, exceto na Fuseta-Mar, o que deverá acontecer nos primeiros dias de julho, quando os trabalhos de reposição das areias estiverem terminados.
Durante as cerimónias, o vereador com o pelouro do Ambiente, António Camacho, sublinhou que é um “desígnio maior” da autarquia preservar a qualidade das praias, porque se encontram “numa zona sensível do ponto de vista do equilíbrio ambiental” e porque quer “proporcionar as melhores condições” aos turistas e munícipes.