Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Projecto TASA integra jovens artesãs na sua equipa

Cláudia Guerreiro e a Vanessa Flórido são as duas mais recentes contratações do Projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, iniciativa que visa afirmar as artes tradicionais como uma profissão com futuro.

Pela primeira vez, o projeto, que colabora com a rede de 47 artesãos algarvios que exercem a sua atividade de forma independente, integra na sua equipa interna profissionais com função de artesão.

A formação e contratação destas jovens artesãs partiu do programa «Artesãos do Século XXI», que decorreu de fevereiro a maio deste ano e envolveu seis aprendizes.

Esta iniciativa promovida pela Proactivetur, no âmbito da gestão do Projecto TASA, visou responder de forma direta à necessidade de transmitir conhecimentos nas artes dos entrelaçados a uma nova geração de artesãos.

“Surge numa altura crítica em que as artes tradicionais do Algarve estão na contagem decrescente para a extinção e em que o mercado desperta para a produção artesanal de alto valor cultural, diferenciadora e inserida numa lógica de sustentabilidade do ponto de vista social, cultural e económico”, refere o Projecto TASA.

As artesãs estão já a colaborar no desenvolvimento de protótipos que vão introduzir mais-valias para a inovação nos entrelaçados tradicionais, como é o caso da cestaria em cana e da empreita e também no alinhamento destas artes com os valores da sustentabilidade, trabalho que será apresentado ao público no final de julho.



Exit mobile version