A comissão política distrital do PSD/Algarve considera que o chumbo da requalificação da EN125 no sotavento pelo Tribunal de Contas “põe a nu” o comportamento do governo no processo.
“Já é tempo de assumir as responsabilidades. A culpa era do Tribunal de Contas, agora passou para o PSD, a seguir será de não sabemos quem mais. Quem tem a responsabilidade de governo deve honrar o seu mandato. É isso que esperamos e que os algarvios exigem”, sustentou a estrutura liderada por David Santos.
Na semana passada, o Tribunal de Contas recusou o visto prévio à revisão do contrato da Subconcessão do Algarve Litoral, inviabilizando uma intervenção de fundo prevista para a EN125, entre Olhão e Vila Real de Santo António.
“O atual governo sempre alegou que o problema das obras entre Olhão e VRSA era o Tribunal de Contas e fê-lo escudando-se nessa instituição para se eximir das suas responsabilidades”, sublinhou o PSD/Algarve, em comunicado.
“A renegociação da concessão apresentada pelo Governo PS fracassou. Foi chumbada em 2017 e novamente em 2018. Não obstante esse facto, em 2016, 2017 e 2018 foram-nos apresentados calendários de obras, calendários não cumpridos sucessivamente. Nunca foi intenção do governo avançar com a obra, por isso levou mais de dois anos a apresentar pela primeira vez o processo no Tribunal de Contas”, acrescenta a estrutura partidária.
O PSD/Algarve garante que apoia a obra de requalificação “seja quem for governo”, mas “não admite nem tolera o engano e a dissimulação que têm marcado este processo”.
A Infraestruturas de Portugal, que entretantou avançou para uma obra de “emergência”, nomeadamente na repavimentação dos pisos mais degradados daquele troço, anunciou que vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas.