Jornal diariOnline Região Sul

«Guia Algarve» mostra eventos e espetáculos de julho

O «Guia Algarve» de julho, que inclui a programação de animação completa na região, conta com várias novidades culturais, sem esquecer os dezenas de eventos, certames e espetáculos.

Os espetáculos musicais têm um grande destaque nesta edição, começando, entre 5 de julho e 2 de agosto, pelo Castelo de Silves, que recebe todas as quintas-feiras ao final do dia um concerto de world music – «Sunset Secrets - Quinta do Castelo», explorando várias sonoridades do Mediterrâneo.

O Parque do Palácio da Galeria em Tavira acolhe um concerto único de Noa, a mais importante cantora internacional de Israel, e de Teresa Salgueiro, que se deu a conhecer através dos Madredeus.

Durante o mês de julho, os vários estilos musicais ecoam pelos concelhos algarvios, com os ciclos «Jazz no Palácio» (de 19 a 21) e «Fado no Coreto» (17 e 31) em Tavira; música clássica com Consórcio Dolce, a 7 de julho, e salsa com a Banda Cuba Libre, em São Brás de Alportel (dia 14); o Festival de Bandas Filarmónicas em Castro Marim; e o Recital de Guitarra Portuguesa que decorre diariamente (exceto sextas e sábados) no Centro Interpretativo do Arco da Vila, no Posto de Turismo de Faro.

Alameda Beer Fest

Os festivais são sempre um marco importante na programação estival do Algarve. O Jardim da Alameda João de Deus em Faro recebe, entre 5 e 7 de julho, o Alameda Beer Fest, onde será possível provar cerca de 200 cervejas enquanto se assiste a espetáculos musicais e outras performances artísticas.

De 12 a 15 de julho, Lagos organiza ainda o inLagos Street Food Fest e, em Castro Marim, realiza-se o Festival Internacional do Caracol (de 20 a 22).

Albufeira promove o Festival Al-buhera, que decorre de 25 a 29 de julho, com música, animação de rua e mostra de artesanato, enquanto, de 26 de julho a 5 de agosto, a gastronomia algarvia estará em destaque na Festa da Ria Formosa, em Faro, onde será possível degustar o melhor marisco oriundo da Ria Formosa e outras especialidades locais, acompanhados por animação diária a cargo dos melhores artistas regionais.

Ainda em julho, também estão previstos vários espetáculos de dança, nomeadamente o Espetáculo Final de Ano Letivo de Dança Conservatório Regional do Algarve Maria Campina que sobe ao palco no dia 8 de julho, no Teatro das Figuras, em Faro; a Gala Final do XIII Workshop de Dança em exibição no Auditório Municipal de Albufeira a 14 de julho; o XVIII Festival de Folclore Nacional, que decorre na zona ribeirinha de Portimão a 14 de julho; e a Gala Final do XVIII Algarve Internacional Dance Summer School, marcada para 29 de julho, no Teatro das Figuras.

O desporto é rei por terras algarvias e promete motivar momentos emocionantes. De 6 a 8 de julho, as pistas do Autódromo Internacional do Algarve recebem as 24H Endurance Series, emblemáticas provas de resistências ao volante que não deixarão ninguém indiferente.

Em Faro, decorre ainda, de 5 a 7 de julho, a 26.ª Volta ao Algarve à Vela 2018 e, de 21 a 29 de julho, o Campeonato Nacional de Patinagem Livre.

A praça 1.º de Maio de Castro Marim será o cenário da prova de resistência noturna «Por Terras de Salmarim», em BTT (7 de julho). A não perder está mais um ícone da programação: o Algarve Classic Cars, que já vai na sua 26ª edição, e que percorrerá vários concelhos algarvios.

No âmbito das feiras e mercados, destaque para a 27.ª Feira da Serra 2018, que decorre de 26 a 29 de julho, em São Brás de Alportel. Durante o certame, cujo tema deste ano é a alfarroba, serão revelados sons, saberes e sabores típicos da Serra do Caldeirão.

A pensar nos mais gulosos, Lagoa promove, de 18 a 22 de julho, a Mostra do Doce Conventual; enquanto Lagos se transforma na capital artística da doçaria algarvia, com a realização da Feira Concurso Arte Doce no último fim-de-semana de julho.

Tavira recebe ainda a Feira dos Vinhos: Tavira por provas, promovida pela Rotas dos Vinhos do Algarve (de 13 a 15); e de 20 a 22 de julho, é a vez de Portimão de se dedicar aos melhores néctares da região com o evento Portimão Wine Tasting, que decorrerá na Fortaleza Santa Catarina.

De 19 a 22 de julho, está de regresso a Concentração Internacional de Motos de Faro, uma das maiores e mais míticas concentrações «motard» em toda a Europa, que conta todos os anos com milhares de motociclistas nacionais e internacionais. O FIESA, a maior cidade de esculturas em areia, também já é um marco incontornável dos verões algarvios, e para deleite de miúdos e graúdos, estará patente até novembro em Pêra.

Entre 5 e 8 de julho, Lagoa organiza o 5.º Mercado de Culturas… À Luz das Velas, um evento cultural único em Portugal, que tem este ano como temática o continente africano, e onde, todos os dias, milhares de velas irão formar 40 símbolos referentes a África.

Mercado de Culturas

A 7 de julho, o Teatro das Figuras apresenta RAUL – Um espetáculo de Homenagem a Solnado, que revisita os monólogos mais hilariantes de Raul Solnado, pela voz de Telmo Ramalho.

A peça «A Grande Ressaca», com representação de Carlos Cunha, estará patente de 4 a 7 de julho no Auditório Municipal de Albufeira.

Tavira promove ainda o XIV «Cenas de Rua» – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira, que decorre durante as primeiras duas semanas do mês, com uma variedade de espetáculos de diversas origens.

Em julho, estarão patentes no Algarve cerca de duas dezenas de exposições de fotografias, olaria, pintura e escultura, com destaque para a primeira mostra itinerante da Fundação La Caixa, «A Floresta – Muito mais que Madeira», que pretende sensibilizar para a importância da gestão sustentável deste ecossistema e pode ser visitada na zona ribeirinha de Portimão, de 12 de julho a 28 de agosto.

O guia está disponível no sítio https://www.visitalgarve.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Guia%20Algarve/GUIA_JULHO_WEB.pdf.



Comentários

comentários