Jornal diariOnline Região Sul

Comitiva de Agadir visitou concelho de Olhão

Uma delegação de elementos da comuna urbana de Agadir, em Marrocos, participou entre 22 e 24 de julho numa visita ao concelho de Olhão, integrada na geminação de quase três décadas entre as duas cidades.

O périplo teve o objetivo de reavivar as relações entre os dois municípios e estabelecer novos termos de cooperação bilateral.

A comitiva, encabeçada por Salah Elmalouki, deputado e presidente da Cidade de Agadir, e Mustapha Ennagachi, membro do Conselho Urbano e do Conselho Provincial de Agadir e Idaoutane, contou também com a presença do cônsul honorário do reino de Marrocos para a região do Algarve, José Alberto Alegria, e do embaixador do Reino de Marrocos em Portugal, Othmane Bahnini.

De acordo com a autarquia, num primeiro momento, os representantes de Agadir tiveram oportunidade de ficar a conhecer a estrutura administrativa da câmara olhanense, tendo aproveitado a visita para colocar questões acerca do modelo de gestão municipal e do sistema de administração local e regional português, que poderão vir a colocar na prática na sua cidade.

Um dos pontos que despertou mais interesse junto da comitiva marroquina foi o modelo de gestão da Ambiolhão, a empresa municipal de ambiente.

Outro dos objetivos desta visita de três dias prendeu-se com a familiarização com as principais atividades económicas da região, nomeadamente as atividades ligadas ao mar, as atividades agrícolas de vanguarda e os serviços ligados ao ambiente.

A comitiva marroquina teve oportunidade de efetuar visitas a diversas empresas do concelho ligadas a estes setores, das quais levaram de volta valor a conhecimento acrescentado que irão agora procurar aplicar na municipalidade de Agadir.

A agenda foi igualmente preenchida com reuniões de trabalho, que se debruçaram sobre inúmeros temas, como a troca de informações sobre o sistema educativo e eventuais intercâmbios entre as estruturas locais de ensino, culturais e desportivas de ambas as cidades.

Houve ainda oportunidade para que os representantes de Agadir visitassem os Mercados Municipais, a Ilha da Armona, o Museu Municipal e o Centro Histórico da cidade cubista, bem como a exposição de tapetes de Marrocos que se encontra patente ao público no auditório municipal.

No último dia, e na presença do embaixador de Marrocos, ambos os autarcas assinaram um acordo comum, que estabelece objetivos a curto e médio prazo, que passam pela valorização das boas relações entre os dois povos amigos, consubstanciada num “quadro de permuta entre as duas cidades nos campos cultural, desportivo e outros, bem como através da organização de visitas mútuas entre todos os elementos das duas cidades e os seus funcionários eleitos nos campos do turismo, pesca, agricultura e outros”.

O documento prevê, ainda, a criação de comissões mistas de funcionários, eleitos e do quadro, das duas cidades, que serão responsáveis pela coordenação e desenvolvimento destes programas de intercâmbio.

No final desta visita, os líderes das municipalidades de ambos os lados do Atlântico mostraram-se convencidos de que esta constituirá um estímulo para o aprofundamento dos dois concelhos.

António Miguel Pina sublinhou que “está na hora de dar nova vida a esta relação de amizade de quase 30 anos entre Olhão e Marrocos, aos níveis cultural, económico, mas também desportivo e mesmo turístico”, enquanto o seu homólogo marroquino, Salah Elmalouki, deixou claro que “Agadir está à disposição para cooperar e retomar as antigas relações entre as duas cidades”.

Quanto a Othmane Bahnini, embaixador marroquino em Portugal recentemente empossado, deixou em cima da mesa a realização de um seminário entre todas as cidades portuguesas e marroquinas geminadas, como forma de aprofundamento das relações entre os dois países.



Comentários

comentários