Revista Al-úlyá Nº 19 apresentada no Arquivo Municipal de Loulé

A Revista Al-úlyá Nº 19 foi apresentada ao público, no Arquivo Municipal de Loulé, na passada quinta-feira, com cujo número, a Autarquia de Loulé coloca à disposição dos investigadores e do público em geral mais um relevante estudo da história económica e social portuguesa que irá despertar o interesse de todos aqueles que se interessam pelo estudo e conhecimento histórico.

Contextualizando à época, D. Catarina reúne as Cortes em 1562 para renunciar ao trono a favor do Cardeal D. Henrique. Nessa reunião, outro dos assuntos urgentes e merecedor de análise foi a situação catastrófica das finanças do reino. Os cofres encontravam-se, mais uma vez, vazios. Era preciso chamar o povo a contribuir com donativos extraordinários para fazer face à situação financeira débil no momento. Em resultado desta análise é feita uma deliberação que, podemos assim dizer, originou este extenso e raro documento, existente no Arquivo Municipal de Loulé e que a Al-úlyá dá estampa - Avaliações das Fazendas de 1564 – através de um estudo de J. Romero Magalhães e de uma magnífica transcrição de João Saboia e Laurinda Paz, que nos oferecem com grande minucia a composição social e económica e espacial do Concelho de Loulé, assim como aqueles que contribuíram, e os que não contribuíram pela sua condição privilegiada, para acudir às necessidades prementes do País, no início da segunda metade do séc. XVI.

Pub

Refira-se que a Revista Al-úlyá é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pelo então Arquivo Histórico Municipal, em 1992. Concebida para um segmento de público especializado, tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural.

Nas últimas duas décadas, a Al-úlyá permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do Município.

Recentemente a revista foi disponibilizada na Web como resposta adequada às exigências dos investigadores e do público em geral, mas também, por forma a ampliar a afirmação dos valores da identidade louletana. Neste momento é também possível aceder aos artigos das edições da Revista que se encontram esgotadas, disponibilizadas aos interessados mediante o preenchimento online de um formulário.



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Lagoa recebe Festas do Divino Espírito Santo

Lagoa do Algarve irá receber uma comitiva de Lagoa dos Açores, no âmbito do protoloco de geminação existente entre as duas cidades…

Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi