Sons Antigos a Sul regressa à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

O Ciclo de Música Antiga Sons Antigos a Sul (SAS) regressa à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, durante o mês de agosto, nos dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, cujos concertos começam sempre pelas 17 horas.

O SAS é um projeto anual dirigido pela Academia de Música de Lagos de promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais nacionais e internacionais, iniciado no Verão de 2012 no Barlavento Algarvio.

Pub

Para a sua 7.ª Edição está garantida a presença de quatro conjuntos com programas e sensibilidades musicais muito diferentes. No dia 3 de agosto iremos ter o Trio MusiKê, com um programa que abrange composições de Airas Nunes (1230 – 1289), Diego Ortiz (1510 – 1570) ou Benedetto Marcello (1686 – 1739); no dia 10 de agosto irá dar-se o lugar à Flauta de Bisel & Cravo com Suzana Batoca e Sofia Cascalho; no dia 17 de agosto centrarmo-nos no Iberian Ensemble onde se apresenta uma abordagem de obras dos grandes mestras do barroco italiano, tais como Corelli, D. Scarlatti e Vivaldi, entre outros.

Luz, vivacidade, clareza são algumas das principais características bem presentes na escrita para a flauta destes compositores, tendo ainda a importante base harmónica sustentada pela sonoridade da viola da gamba, tiorba e guitarra barroca; para fechar terminamos com um programa intitulado “Trovadoresca”, pelo Ensemble Lundu, no dia 24 de agosto, onde a voz de Joana Godinho e a guitarra de José Farinha trazem ao Festival as cantigas trovadorescas.

O ciclo “Sons Antigos a Sul” irá também acontecer ainda na Igreja Matriz de Monchique nos dias 4,11, 18 e 25 de agosto, pelas 15h30.

O VII Sons Antigos a Sul está inserido no Programa de Apoio Sustentado às Artes, estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve (acolhimento), Paróquia de Monchique e Quinta do Barranco Longo.

Pub



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Lagoa recebe Festas do Divino Espírito Santo

Lagoa do Algarve irá receber uma comitiva de Lagoa dos Açores, no âmbito do protoloco de geminação existente entre as duas cidades…

Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi