Miguel Freitas - Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural

Floresta tem apoios regionalizados a partir de hoje num montante global de 36 M€

O Governo inicia hoje um novo ciclo de apoio à floresta com a abertura de concursos regionalizados que atingirão um montante global de 36 milhões de euros, cuja prioridade do Executivo é a recuperação de áreas ardidas e a reconversão de áreas de eucalipto de baixa produtividade em áreas de espécies de crescimento lento.

“Trata-se de uma mudança de paradigma no apoio à floresta que vai ajudar a equilibrar a distribuição de ajudas pelo território, uma vez que estamos a lançar, pela primeira vez, concursos regionalizados. “O concurso decorre em duas fases, abrindo hoje a primeira delas, com um concurso para o Norte do país, no valor de 10 milhões de euros, e outro para o Centro, no valor de 12 milhões de euros”, explica o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Pub

“Trata-se de apoiar especificamente as duas regiões do país onde a estrutura da propriedade oferece maiores dificuldades à obtenção deste tipo de apoios, razão pela qual estabelecemos este mecanismo de discriminação positiva, que incide também de forma específica na recuperação do Pinhal Interior, para o qual será obrigatoriamente canalizada uma parte da verba destinada à Região Centro”, acrescenta Miguel Freitas, informando que “esse valor corresponde a 4 milhões de euros”.

O Governo pretende assegurar a realização dos trabalhos de reflorestação “no tempo adequado, porque é na próxima campanha que se terá a perceção do que vai ser reflorestado com recurso a regeneração natural, sendo necessários apoios para conduzir essa floresta, e o que vai ser reflorestado com recurso a plantação”, remata o Secretário de Estado. O concurso abre hoje e estará aberto até 12 de outubro.

Numa segunda fase serão colocados a concurso mais 14 milhões de euros para as regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.



Pub
Mais em Ambiente
Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…

“Caminhada no Algarvensis” celebra Semana Europeia de Geoparques

Albufeira, no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, que decorre de 21 de maio a…