
‘Levante’ vai trazer calor, ondulação forte e poeira
A Agência Estatal de Meteorologia Espanhola apresenta uma previsão para uma situação considerável de 'levante' a partir de dia 2 de Agosto, segundo adiante o blog safeplace52.blogspot.com, coincidindo com a chegada do calor previsto, cuja validação é feita na região marítima da costa sul e estreito de Gibraltar.
A condição de 'levante' proporciona um quadro de ventos de leste, tendencialmente secos e com aumento gradual da temperatura da água do mar. O 'levante' deixa antever que haverá poeiras em suspensão, provenientes do norte de África, afetando toda a região Sul.
Associado ao 'levante' chega também ondulação forte, este ano com a alteração dinâmica das praias do sul devido ao mau tempo que assolou a região, esta condição será mais perigosa.
Por outro lado, segundo o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para o final da próxima semana, prevê-se que os valores da temperatura máxima estejam acima dos valores normais para a época, genericamente acima dos 35°C, com exceção da costa sul do Algarve, onde os valores deverão ser da ordem de 30°C, enquanto que no interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, os valores deverão atingir entre 40° e 45°C.
A temperatura mínima terá igualmente tendência para uma subida gradual, atingindo no final da semana valores próximos ou superiores a 20°C na generalidade do território.