Feira Medieval de Silves volta a ser eco evento

Pelo quarto ano consecutivo, a Feira Medieval de Silves é considerada um eco evento pela Algar, empresa certificada e responsável pelo sistema de valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) do Algarve.

Em 15ª edição, este evento âncora da Câmara Municipal de Silves tem sido uma referência no que toca aos cuidados com higiene e limpeza, procurando preservar o mais possível a qualidade ambiental do espaço onde o mesmo recorre, através da implantação de regras cuidadas de recolha e separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro), o que tem revelado por parte da organização responsabilidade e preocupação com as questões da sustentabilidade.

Pub

Nesse sentido, a Algar assegurará formação específica aos responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos para a deposição de resíduos (nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação dos mesmos).

A organização da Feira Medieval de Silves procurará, por seu turno, continuar a sensibilizar os visitantes para que cumpram as boas práticas no que toca a este tema, contribuindo todos para a redução do impacto ambiental do evento, já que em 2017 encaminhou para reciclagem 3,7 toneladas de resíduos de embalagens.

Também haverá este ano uma campanha de recolha de papel, cartão e embalagens junto de todos os consumidores de água com contrato de abastecimento no concelho de Silves. Os participantes receberão prendas, de acordo com a modalidade da sua participação e as quantidades dos resíduos que entregarem para reciclagem. Esta campanha decorre até 6 de agosto e os participantes terão duas modalidades:

Modalidade A - Entrega separada de 2 kg de papel/cartão e 3 kg de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos). Prémio: Um bilhete de entrada no espetáculo no Castelo (limitado a 40 participantes) ou um bilhete de entrada no Torneio de Armas a Cavalo (limitado a 40 participantes), ambos integrados na Feira Medieval de Silves; Modalidade B - Entrega separada de 2 kg de papel e 1 kg de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos). Prémio: Um bilhete de entrada (bilhetes limitados a um bilhete por contrato) na Feira Medieval de Silves (sem limite de participantes).

Pub

Os locais e horários de entrega para os resíduos são os seguintes: Edifício dos Serviços de Águas e Saneamento do Município (Praça al-Mu'tamid | das 8h30 às 15h00) e Juntas de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, S. Marcos da Serra e edifício da Junta de Freguesia do Algoz (das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00). Para as zonas não servidas por rede de pública de água, poderá ser apresentada a fatura da eletricidade do último mês.


Pub
Mais em Ambiente
Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…

“Caminhada no Algarvensis” celebra Semana Europeia de Geoparques

Albufeira, no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, que decorre de 21 de maio a…