Jornal diariOnline Região Sul

Campanha que aconselha famílias sobre riscos do sol passa pelo Forum Algarve

A campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) «Com o Sol Não Se Brinca», com o apoio da Essilor, vai estar no centro comercial Forum Algarve, em Faro, no domingo, 5, a partir das 16:30 horas.

Uma máquina photomaton que mostra o efeito da proteção e não proteção da pele e dos olhos face à exposição solar vai ser o ponto de partida para os conselhos que a equipa da LPCC pretende dar às famílias.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população, em especial as famílias e as crianças para os riscos da exposição solar e promover a adoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis, reduzindo os riscos para a pele e olhos.

A exposição aos raios Ultravioleta (UV) acontece não só quando se apanha sol na praia ou piscina, mas também quando se brinca no parque infantil ou se faz um piquenique ao ar livre.

Nesta ação, é utilizada uma máquina photomaton com um filtro UV incorporado que permite ver o efeito da não proteção da pele e olhos contra os raios UV. Com recurso a esta tecnologia, o efeito da pele não protegida é visível num écrã e numa foto impressa.

A LPCC aconselha as famílias a evitar a atividade ao ar livre entre as 11:30 e as 16:30, período em que a intensidade da radiação solar está no seu pico e é a altura mais quente do dia.

Independentemente do horário, deve procurar, sempre que possível, realizar atividades com as crianças ao ar livre aproveitando a sombra de edifícios, árvores e toldos.

Se realizar uma atividade ao ar livre, a LPCC recomenda vestuário que cubra a pele, tanto quanto possível, usando sempre chapéu com abas que proteja a cabeça, face, pescoço e orelhas e uma t-shirt que cubra o decote e os braços, preferindo tecidos de algodão mais denso.

Usar óculos de sol com lentes de qualidade certificada para o protegerem da radiação solar e utilizar um protetor solar com fator de proteção igual ou superior (SPF) a 30 e com filtros para os raios UVA e UVB, resistente à transpiração e à água, aplicando-o 30 minutos antes da exposição ao sol e de 3 em 3 horas ou depois de estar em contacto prolongado com a água, são outras recomendações.



Comentários

comentários