A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai presidir à inauguração da 33.ª edição do Festival do Marisco, em Olhão, na próxima sexta-feira, 10 de agosto, pelas 18:00 horas.
A uma semana do arranque do “maior evento gastronómico a sul do país”, que este ano decorre de 10 a 15 de agosto, ultimam-se os preparativos no jardim Pescador Olhanense, que se transfigura para receber da melhor forma as dezenas de milhares de olhanenses e turistas.
Este ponto de passagem obrigatório no verão algarvio tem como pilares a gastronomia e a música.
“Os melhores mariscos e bivalves, cozinhados como só os olhanenses sabem, são servidos com o acompanhamento, em palco, de um cartaz musical que traz anualmente à cidade cubista artistas de destaque nacional e internacional”, destaca a autarquia.
No total, existirão nove espaços de venda de marisco, dois espaços de venda de comida alternativa ao marisco e sete espaços de venda de bebidas, além de duas dezenas de espaços para venda de artesanato, doçaria e de promoção.
Por outro lado, Agir (10 de agosto), Pedro Abrunhosa (11), Ana Moura (12), Vanessa da Mata (13), Calema (14) e Xutos & Pontapés (15) são os convidados musicais desta edição.
Quanto aos bilhetes individuais, variam entre 7 euros, nos primeiros três dias do evento, e 9 euros, nos três últimos dias. As crianças até aos seis anos não pagam entrada e, para jovens entre os 7 e os 12 anos, o bilhete tem 50% de desconto.
A organização, a cargo do município de Olhão e da empresa municipal Fesnima volta, este ano, a apostar no Bilhete Festival, disponível apenas através da Ticketline e rede de distribuição, que vale para os seis dias do evento e pode ser adquirido a um preço mais económico: 42 euros para adultos e 18 euros para as crianças.
“Um dos principais cartazes turísticos de Olhão e da região, o Festival do Marisco é já um compromisso obrigatório, quer para os algarvios, quer para os muitos turistas que em agosto se encontram no Algarve, com o objetivo de se deliciarem com o marisco mais fresco, confecionado no momento e como só os olhanenses sabem, com o maravilhoso cenário da Ria Formosa como pano de fundo”, conclui a autarquia, em comunicado.