Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique (Foto: TVi)

Presidente da Câmara de Monchique mostra-se otimista quanto à extinção do incêndio

Alguns reacendimentos têm dificultado a ação dos bombeiros, num território bastante acidentado, irregular e difícil, cuja extensão ardida já ultrapassa os mil hectares mas, ainda assim, os soldados da paz estão a conseguir apagar os vários focos de reacendimento que têm surgido.

Em declarações ao diariOnline Região Sul, o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, que durante a noite não conseguiu ter qualquer descanso e que se mantinha (10:15 hrs) no teatro de operações, ao telefone disse-nos que "não há qualquer localidade em perigo, apenas algumas habitações dispersas requerem maior atenção" e "esperamos que antes do pico de calor de hoje possamos dar a situação por controlada", o que "neste momento ainda não é possível" asseverou.

Pub

Rui André disse ao nosso jornal que "é dificil fazer uma estimativa da área ardida, mas neste momento deverá rondar os quinhentos hectares".  A principal e primeira evacuação foi feita na pequena localidade das Taipas, recordou-nos o autarca, confirmando depois que por precaução teve de  ser evacuada a localidade de Foz do Carvalhoso e hoje, apenas algumas habitações dispersas correm o risco de serem atingidas, mas "estamos a monitorizar essa situação, para que não haja pessoas atingidas".

Os bombeiros que ontem foram socorridos, por pequenas situações designadamente por inalação de fumos, já estão completamente recuperados e há mesmo alguns que já estão operacionais, esclareceu Rui André, o autarca e principal responsável da Proteção Civil de Monchique à nossa reportagem.

Entretanto, o Plano Municipal de Emergência foi ativado, segundo Rui André, por ser "a forma mais cautelosa de abordar a solução", decisão que também transmitiu de imediato ao ministro da Administração Interna.

No combate às chamas, recordamos que, segundo dados disponibilizados pelo CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) de Faro, no teatro de operações estão agora (14:15 horas) empenhados 757 bombeiros, auxiliados por 202 viaturas terrestres e 10 meios aéreos.

Pub

Aguardemos, pois, a evolução que nos está a ser reservada para as próximas horas, cuja expetativa é enorme, tendo em conta que a temperatura do ar está a aumentar gradualmente à medida que nos aproximamos das 13:00 horas e o Alerta de Risco Máximo em quase todo o Algarve mantém-se até terça feira.

Extensão de mato arde no sítio de Almarginho

De acordo com o CDOS de Faro, no sítio do Almarginho, freguesia de Salir e concelho de Loulé, um pequeno incêndio que deflagrou pelas 09:36 horas de hoje, está sob controle e em fase de resolução, com apenas dois bombeiros e uma viatura em permanência no local.


Pub
Mais em Sociedade
Odemira: Fórum do Território valida Carta de Princípios

A 3ª Sessão do Fórum do Território decorreu no dia 21 de maio, no Jardim…

O “Vale Encantado” está de volta para comemorar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança em Albufeira vai celebrar-se mais uma vez em grande com…

Homem ferido com gravidade após ser esfaqueado em Albufeira

Um homem foi esta quinta-feira esfaqueado em Albufeira, tendo sido conduzido para o hospital de Portimão com ferimentos graves, disse fonte

Tavira aprovou Carta de Adesão ao “Algarve Active Ageing”

O Município de Tavira aprovou, em reunião de Câmara Municipal, a Carta de Adesão ao…