A arder há quase 48 horas, a Serra de Monchique continua duas frentes de fogo ativas, sendo a frente sul a que causa mais preocupação.
Durante a noite, ao contrário do que era expectável, a situação piorou em especial devido aos fortes ventos, à baixa humidade e às altas temperaturas, que rondaram os 40 graus, não tendo havido qualquer janela de oportunidade para sanar o fogo.
Ao romper do dia os meios aéreos voltaram ao teatro de operações, que segundo o site do CDOS de Faro, a esta hora nos céus de Monchique estão 12 meios, enquanto que no terreno estão 786 operacionais, apoiados por 206 viaturas.
Durante a madrugada a Estrada Municipal 501 foi reaberta á circulação, enquanto que a Estrada Nacional 266, conhecida como estrada de Sabóia, continua fechada na zona onde o fogo continua a lavrar.
De acordo com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o distrito de Faro continua sob aviso Laranja, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, prevendo a partir da meia noite de hoje, uma baixa ligeira das temperaturas e a consequente passagem do aviso para Amarelo.