Jornal diariOnline Região Sul

Albufeira celebra Nossa Senhora da Orada

A homenagem de Albufeira a Nossa Senhora da Orada, uma tradição que vem de longe e que ano após ano reúne centenas de pessoas em torno de um objetivo comum, vai ter o seu ponto alto no dia 14 de agosto.

Agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores da terra, é o objetivo da Paróquia e da comunidade albufeirense com estas celebrações, que marcam o calendário religioso de Albufeira de forma muito especial.

As festividades têm início no próximo sábado, 11, e têm o ponto alto no dia 14 de agosto, terça-feira, com a tradicional procissão pelo mar e a bênção aos pescadores e às suas embarcações.

O programa arrancou no dia 4 de agosto, com a imagem da Virgem a sair em procissão da Ermida da Orada em direção à Igreja Matriz, onde permanecerá até ao dia 12.

Até dia 12, sempre na Igreja Matriz, reza-se o terço, pelas 18:30 horas, e celebra-se a Eucaristia, a partir das 19:00. Ainda no mesmo dia 12, mas a partir das 21:00, realiza-se nova procissão que levará a imagem de Nossa Senhora da Matriz para a capela da Orada.

No dia 13, já na Capela da Orada, pelas 19:00, realiza-se uma oração pelos pescadores e respetivas famílias. Depois, a partir das 20:00, começa o arraial no adro da Ermida, abrilhantado pela atuação de Valter Cabrita.

O ponto alto das celebrações acontece a 14 de agosto com a tradicional procissão e “a bênção aos pescadores e às suas embarcações para mais um ano de faina sem sobressaltos”.

O programa deste dia começa às 16:30, com o terço na Capela de Nossa Senhora da Orada, seguindo-se a eucaristia e a procissão pelo mar.

Às 22:00, realiza-se um concerto com o fadista Marco Rodrigues, junto à Ermida de Nossa Senhora da Orada, e à meia-noite os céus da cidade iluminam-se de cor e de luz com o sempre espetacular fogo-de-artifício.

Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram guardados na Ermida da Orada.

Trata-se de uma manifestação religiosa de grande significado para os albufeirenses, que se realiza há mais de 500 anos, e que atualmente já faz parte dos principais roteiros de turismo religioso a nível nacional.



Comentários

comentários