Jornal diariOnline Região Sul

Altice Portugal já repôs as comunicações em Monchique

Em comunicado enviado à nossa redação, que transcrevemos na integra, a Altice Portugal informa que já repôs as comunicações de rede móvel na Vila de Monchique, tendo também reposto já a maioria das comunicações fixas.

Apesar das dificuldades que se têm sentido no terreno, em termos de acesso às antenas e reconstrução mesmo que provisória da infraestrutura em fibra ótica, devido às permanentes mudanças de direção das frentes de incêndio, morfologia do terreno e vento forte que se tem feito sentir, as equipas da Altice Portugal conseguiram repor o serviço móvel.

De sublinhar que há zonas do território de Monchique que nunca tiveram rede móvel e que neste momento a têm porque se tratam de frentes de incêndio, sendo que o serviço móvel está a ser reforçado através de unidades móveis (transportáveis) da Altice Portugal.

A Altice Portugal mobilizou para o local a sua equipa de Gestão de Crise, incluindo o seu diretor, facto que foi fundamental para desbloquear junto das autoridades situações extremas, em que foi necessário garantir acesso para a reposição das comunicações mais críticas. A Altice Portugal mantém ainda no terreno uma operação musculada com cerca de uma centena de técnicos especializados, que acompanham o evoluir da situação no terreno e que estão em coordenação permanente com as autoridades no teatro das operações.

Foram ainda enviados, esta tarde, para a região de Monchique cerca de meia centena de cartões SIM da Altice, que ficarão ao dispor das entidades relevantes, já que garantem serviço de rede móvel sobre todas as redes.

Nos últimos dias, a Altice Portugal disponibilizou já telefones satélite às autoridades, tendo designadamente instalado um equipamento V-SAT com gerador no quartel de Bombeiros de Monchique e no destacamento da GNR de Monchique. Para repor serviços considerados críticos para a população, e em coordenação com as autoridades no terreno, estão ainda disponíveis outros equipamentos satélite de apoio. Para colmatar as falhas de energia detetadas em consequência do incêndio, a Altice Portugal acionou ainda vários geradores de forma a salvaguar o funcionamento das infraestruturas críticas. No terreno, foram também entregues vários kits de emergência de transmissão rádio.

A operação de reposição de serviços de telecomunicações, está sempre dependente da validação da ANPC para intervenção no terreno.

A Altice Portugal, continua a colaborar de forma estreita com todas as autoridades, estando envolvida, desde o primeiro momento, no apoio e na coordenação com as autoridades e populações afetadas pelo incêndio, em contacto permanente com todas as autoridades no terreno de operações, nomeadamente ANPC, Ministério da Administração Interna e Município de Monchique.



Comentários

comentários