Universidade do Algarve decreta três dias de luto académico pela morte de José Louro
A Universidade do Algarve (UAlg) decretou três dias de luto académico na sequência do falecimento do professor e encenador José Louro, esta sexta-feira, aos 84 anos.
O reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, também manifestou, em nome de toda a comunidade académica, “o mais profundo pesar” pelo falecimento do professor e encenador.
“Os resultados do seu enorme trabalho são as centenas de alunos e de profissionais e amadores de teatro que «passaram pelas suas mãos» e que continuarão a ser um testemunho vivo da sua capacidade única para lançar as sementes”, salienta a UAlg.
José Luís Louro, nascido em 25 de setembro de 1933, encontrava-se aposentado desde 1998, tendo pertencido ao quadro de várias instituições de ensino, a última das quais a Escola Secundária João de Deus, em Faro.
Na sua atividade pedagógica lecionou ainda na Escola do Magistério de Faro, Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e na Escola Superior de Enfermagem de Faro.
José Louro esteve na génese de alguns grupos de teatro do Algarve, como o SIN CERA (Teatro da Universidade do Algarve) e a Companhia de Teatro do Algarve – ACTA.
Foi ainda responsável da programação do Teatro Lethes, em 2001, e administrador do Teatro das Figuras com o pelouro da programação, entre 2006 e 2008.