Direção Regional de Cultura e Câmara de Faro lamentam falecimento de José Louro

A direção regional de Cultura do Algarve e a Câmara Municipal de Faro lamentaram o falecimento de José Louro, esta sexta-feira, aos 84 anos, salientando o percurso de vida de uma das maiores figuras do teatro no Algarve.

A direção regional de Cultura destacou “o percurso de vida, bem como a sua participação cívica e cultural” como “um relevante testemunho que deixará em todos os que com ele conviveram, e com ele interagiram”.

Pub

A instituição liderada por Alexandra Gonçalves frisa que a sua ação e intervenção no âmbito do ensino, mas também da juventude e do associativismo, “mobilizou jovens e marcou a história do teatro no Algarve, tornando-se numa referência inquestionável da educação pela arte na região”.

“O Algarve presta desta forma o seu reconhecimento público a José Louro, uma grande personalidade da cultura algarvia, considerando que o seu contributo cultural e o legado que nos deixa é inquestionável”, conclui a DRCAlg.

Por seu lado, a Câmara Municipal de Faro associou-se “às inúmeras manifestações de pesar e tristeza pela morte de uma das maiores figuras do teatro do Algarve”, escreveu a autarquia, na sua página do Facebook.

“Do percurso de José Louro destacamos o seu papel como pedagogo para as várias gerações farenses e o seu papel como dinamizador das artes performativas da cidade e do Algarve”, acrescenta o executivo liderado Rogério Bacalhau.

Pub

José Luís Louro, nascido em 25 de setembro de 1933, encontrava-se aposentado desde 1998, tendo pertencido ao quadro de várias instituições de ensino, a última das quais a Escola Secundária João de Deus, em Faro.

Na sua atividade pedagógica lecionou ainda na Escola do Magistério de Faro, Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e na Escola Superior de Enfermagem de Faro.

José Louro esteve na génese de alguns grupos de teatro do Algarve, como o SIN CERA (Teatro da Universidade do Algarve) e a Companhia de Teatro do Algarve – ACTA.

Foi ainda responsável da programação do Teatro Lethes, em 2001, e administrador do Teatro das Figuras com o pelouro da programação, entre 2006 e 2008.

A Câmara Municipal de Faro distinguiu o professor José Louro, em 1991, como forma de agradecimento e de reconhecimento.

Pub

Em 2016, José Louro recebeu o Prémio Regional Maria Veleda, uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve.



Pub
Mais em Sociedade
Sismo de magnitude 2,8 (Richter) sentido no concelho de Santiago do Cacém

Um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter foi sentido esta segunda-feira no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, sem

Design
Algarve Design Meeting arranca hoje em Faro

A 11.ª edição do Algarve Design Meeting vai decorrer nas instalações da antiga Fábrica da Cerveja, entre hoje e sábado, dias 23 e 28, fazendo

Moncarapachense
Moncarapachense empata no dérbi e fica obrigado a ganhar no Restelo para subir à Liga 3

O Moncarapachense empatou hoje sem golos com o Olhanense e deixou a questão da subida à Liga 3 de futebol para a próxima semana, com

Bordeira
Faro: Bordeira em Festa no próximo fim de semana

O evento Bordeira em Festa vai voltar no próximo de semana, entre dias 27 e 29 de maio, animando a localidade da freguesia de Santa Bárbara