Fogo em Monchique está dominado

Patrícia Gaspar, segunda comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, deu o incêndio de Monchique como dominado.

A responsável diz, no entanto, que é necessário manter o alerta, O incendio de Monchique começou há uma semana.

Pub

As zonas mais preocupantes para a Proteção Civil continuam a ser todo o perímetro desde São Marcos da Serra até São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, área onde ainda se mantém a maior quantidade de meios.

Em conferência de imprensa em Monchique, Patrícia Gaspar realçou a importância de estar atento a eventuais reacendimentos.

“O risco de incêndio continua e todo o cuidado é pouco. Pontualmente deverão surgir reativações, pelo que é necessário que nada estrague o trabalho que já foi consolidado”.

A responsável pela Proteção Civil Nacional está segura de que não existe perigo do incêndio ultrapassar o atual perímetro.

41 feridos e 27 mil hectares ardidos

A proteção civil atualizou ainda o número de feridos para 41, um deles em estado grave. O incêndio de Monchique, o maior este anos em Portugal, já destruiu cerca de 27.000 hectares.

Pub

Segundo os dados do EFFIS, as chamas em Monchique já destruíram 26.957 hectares, mais de metade dos 41 mil que arderam na mesma região em 2003, nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

No ano passado, as chamas destruíram mais de 440 mil hectares, o pior ano de sempre em Portugal, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Veja em baixo o antes e depois do incêndio de Monchique.

*com Lusa


Pub
Mais em Sociedade
IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no

Aljezur apoia e reforça dispositivo de combate a incêndios rurais

No âmbito do protocolo relativo ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais de 2022,…