Jornal diariOnline Região Sul

Presidente manifestou “preocupação e interesse” sobre a prospeção de petróleo ao largo de Aljezur

Tal como noticiado pelo diariOnline Região Sul, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concedeu uma audiência à PALP - Plataforma Algarve Livre de Petróleo, que teve lugar ontem ao final da tarde na Junta de Freguesia de Almancil.

"Transmitimos as consequências negativas e os riscos da prospeção e consequente exploração de petróleo em Portugal. Demos a conhecer alguns detalhes do papel que o Estado está a ter na defesa do interesse privado das empresas, uma vez que os ganhos são apenas para as empresas concessionárias, em detrimento do interesse público", diz a PALP em comunicado.

"Foi pedida especial atenção para o estado da democracia, quando o governo opta por ignorar objeções apresentadas em consultas públicas, bem como pareceres dos municípios e pareceres de consulta prévia", lê-se na missiva.

"Como pode um ministério do ambiente defender uma atividade poluente numa zona proposta para Área Marítima Protegida e rodeada por áreas protegidas, quando a lei obriga a uma avaliação caso-a-caso. A zona de prospeção é uma zona sísmica, e os riscos que nos impõem nunca poderão ser compensados", questionou e lembrou a PALP.

Segundo a Plataforma Algarve Livre de Petróleo, o Presidente manifestou "preocupação e interesse" nas questões apresentadas, e no apuramento de respostas.



Comentários

comentários