
Instituto Português de Malacologia desmente ARS/Algarve sobre «lesmas do mar»
O Instituto Português de Malacologia considerou hoje como “alerta falso” a informação emitida pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve sobre o alegado perigo causado pelas «lesmas do mar» em praias algarvias.
“O alerta das lesmas do mar na costa do Algarve tratou-se de um alerta falso emitido pela ARS Algarve”, refere o instituto, em nota enviada ao diariOnline Região Sul, sobre a informação que a instituição divulgou na semana passada, que aconselhava os banhistas das praias entre Quarteira e Quinta do Lago a terem cuidado com estes moluscos.
“O alarmismo lançado com a notícia só irá causar a destruição dos organismos pelas pessoas que os irão por a seco. As picadas sentidas poderão ser de cnidários (anémonas, alforrecas, etc.) ou mesmo de fitoplâncton presente na água, mas nada têm a ver com as «lesmas do mar»”, acrescenta-se.
A Administração Regional de Saúde apagou, entretanto, a informação do seu sítio oficial na Internet.
O Instituto Português de Malacologia, uma associação científica sem fins lucrativos, dedica-se à promoção da investigação e educação científica na área da malacologia, o estudo de moluscos.