Jornal diariOnline Região Sul

Animação preenche «Calçadas» do centro histórico de São Brás de Alportel na terça-feira

Música, dança, artesanato, doçaria e petiscos, poesia, teatro, design, escultura, fotografia e mais artes voltam a animar o centro histórico de São Brás de Alportel amanhã, terça-feira, 14, com a 5.ª edição do «Calçadas, a Arte Sai à Rua».

Trata-se de uma iniciativa integrada no Plano de Revitalização do Centro Histórico de São Brás de Alportel, que decorrerá entre as 20:00 e a 1:00 horas.

“Um evento de entrada gratuita, que convida os visitantes a desfrutar a arte a cada passo pelas calçadas do centro histórico São-Brasense, inclusivamente pela Rua Gago Coutinho, alvo de intervenção recente”, sublinha a autarquia local, que organiza o evento, em parceria com a «Comissão Organizadora Calçadas», um grupo informal da comunidade.

Veredas da Memória (música tradicional), Fadista Motard (fado), Sara Gonçalves, The Wine-a-Billy Rollers (rockabilly), Rua da Lua (música ligeira), Appo (música folk), Luke Redmond (folk/rock) e DJ Miká compõem o programa de animação musical que vai preencher os palcos da 5.ª edição do «Calçadas».

O palco do Adro da Igreja vai ser, uma vez mais, dedicado à dança e conta com as atuações do Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo, da Escola de Dança Municipal, da Companhia de Dança do Algarve e do grupo São Brás Bailando.

Para os mais pequenos, será exibido o espetáculo infantil Trocadoras Itinerantes e o momento cultural «Trovas do Vinho», apresentado por Afonso Dias.

Seguem-se provas de vinho na biblioteca municipal e, para todos, as «Histórias de arrepiar» que vão ser contadas por Maria José Carocinho e Fernando Guerreiro na Calçadinha, a partir da meia-noite.

Na totalidade, o evento conta com 15 espetáculos, nos palcos Vila Adentro, Praça Velha, Adro da Igreja, Biblioteca, À do Calçadas e Calçadinha.

Durante o evento, o público é ainda convidado a visitar as exposições «O fim dos Tempos», da autoria de Elsa Revez, e «São Brás de Alportel, olhares», com fotografias do fotógrafo André Nunes, enquanto na casa n.º 7 da rua Ferreira de Almeida vai estar uma exposição da Associação de Designers do Sul.

Esta associação vai ainda fazer uma intervenção artística, ao vivo, nos armários de distribuição de eletricidade do centro histórico de São Brás de Alportel.

O «Calçadas» convida ainda a conhecer as janelas do centro histórico que participam no terceiro desafio «A Janela mais bonita», que incentiva a decoração de janelas e montras de forma original e criativa para o evento.

O vencedor terá a fotografia da sua janela, varanda ou montra na capa da agenda cultural «São Brás Acontece».



Comentários

comentários