Jornal diariOnline Região Sul

Autarquia castromarinense renova programa de combate ao tabagismo

O programa municipal de combate ao tabagismo em Castro Marim foi renovado por mais um ano, através de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia local, no valor de 12.000 euros, anunciou a autarquia.

A iniciativa foi lançada em 2015 e constituiu “um repto da Câmara Municipal de Castro Marim para uma vida sem tabaco”, o qual já conta com a adesão de mais de 300 pessoas.

Este programa de combate ao tabagismo envolve a gratuidade da medicação e a disponibilidade permanente de médico e psicólogo.

O investimento destes quatro anos ronda os 45.000 euros, mas os ganhos, quer em termos de saúde, quer  na economia dos ex-fumadores, “ascendem em muito esta quantia”, reforça a câmara de Castro Marim.

“Deixar de fumar é uma decisão inteligente que dá mais anos de vida, mais qualidade de vida e mais dinheiro na carteira. A taxa de sucesso desta iniciativa, para aqueles que completam o tratamento, é atualmente de 86%, um valor muito superior à média nacional”, salientou, em comunicado, o autarca de Castro Marim e também médico, Francisco Amaral.

Na área da vida saudável, a Câmara Municipal de Castro Marim desenvolve várias iniciativas de sensibilização, como o programa de combate à obesidade, com a adesão de cerca de 150 pessoas e que reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, psicologia e prática de desporto.



Comentários

comentários