«Viva a Música! Viva a Dança!» é o mote para o maior festival de folclore do sul de Portugal, o FolkFaro, cuja 16.ª edição, entre 18 e 26 de agosto, contará com cerca de 300 participantes.
Com base em Faro, mas chegando a toda a região algarvia, a montra das músicas e danças do mundo traz diferentes coloridos pelos nove grupos dos quatro cantos do mundo, além dos seis grupos portugueses, incluindo o organizador e anfitrião, o Grupo Folclórico de Faro.

Estarão representadas as músicas, danças, cantares e trajes de povos de diferentes continentes, com mais de 300 participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das tradições populares das suas terras.
Os grupos participantes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças de Ensemble Aytugan (Ufa, Rússia), Beijing Dance Academy (Pequim, China), Ensemble Zagreb-Markovac (Zagreb, Croácia), Pyramids Folk Group (Cairo, Egito), Ritmos Del Tiempo (Surco, Peru) e Folklore Group Varenka (Saratov, Rússia).
Além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais três grupos internacionais: Panamá Canta y Baila (Panamá), Group Rioni (Geórgia) e Ballet Jammu (Senegal).

As tradições portuguesas estarão representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal: Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas, Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Grupo de Danças e Cantares Besclore (Minho), Rancho Folclórico da Figueira (Portimão) e Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines.
A cidade de Faro é o centro deste festival, mas muitas outras localidades algarvias, e não só, vão receber ações integradas na programação oficial do festival.
A Gala de Abertura do Folkfaro decorre no sábado, 18, no Teatro das Figuras, em Faro, marcando o arranque de nove intensos dias repletos de espetáculos e inúmeras atividades.
Esta gala contará com a participação do grupo anfitrião e dos diversos grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro ou na BOL – Bilheteira online.
Os espetáculos diários vão decorrer no palco do passeio da Doca, entre 19 e 26 de agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.
m cada uma dessas noites, atuarão sucessivamente os diversos grupos estrangeiros e também haverá lugar a outras expressões artísticas com algumas participações especiais: Clube de Danças João de Deus e Associação São Brás Bailando, Afonso Dias e Amigos com «Andanças & Cantorias» e Sandra Cristo (Hino do FolkFaro – «Unidos Por Um Laço»).

O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Albufeira, Tavira e Vidigueira, no Alentejo, num total de 15 localidades.
Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais.
As animações de rua, na baixa e no mercado municipal, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha ao Passeio da Doca, e as animações musicais na Tertúlia Algarvia, vão trazer um ambiente de alegria e a festa à cidade.
A programação inclui ainda ações especiais para crianças, na biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão; para idosos, em diversas instituições; e para os reclusos no Estabelecimento Prisional, que reforçam a componente social do festival.
Os ateliês de dança na Escola EB 2.3 Santo António vão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que nos visitam, enquanto a celebração ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constitui também motivo de interesse deste festival.
O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do município farense.