Jornal diariOnline Região Sul

Ação de rastreios visuais em Vila Nova de Milfontes

Rastreios visuais e sensibilização para a protecção da visão integram uma ação do projeto Essi, criado pela Essilor Saúde Visual, marcada para Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, no próximo sábado, 18.

Esta ação, que decorre das 10:00 às 18:00 horas, envolve a Câmara Municipal de Odemira, a Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, a capitania do Porto de Sines, as ópticas da região e outros parceiros locais.

A Essi é uma mascote, uma toupeira, que quer ver o mar e que, durante o verão, vai estar a fazer rastreios em acções de sensibilização para a importância da saúde visual apoiadas pelas equipas técnicas da Essilor Saúde Visual.

Posteriormente, a partir do início do ano lectivo, a iniciativa vai estar em escolas de todo o país, para falar com crianças, famílias e professores, em acções que incluem rastreios e promoção da saúde visual.

O objectivo da iniciativa é despertar a atenção da sociedade para a importância da saúde visual, em particular das crianças e pais.

Recorde-se, de acordo com estudos internacionais 80 por cento da aprendizagem das crianças é feita através da apreensão de informação visual, isto quando também se sabe que uma em cada quatro crianças portuguesas tem dificuldades visuais, em grande parte dos casos, sem que as famílias se apercebam disso no tempo certo.

Para sensibilizar as crianças, a Essi tem um livro, da autoria de Patrícia Carrageta e Catarina Albuquerque, com ilustração de Tiago Tavares, cujas receitas revertem para o Projecto Amélia.

A iniciativa tem também um hino, interpretado pela cantora moçambicana Selma Uamusse.



Comentários

comentários