Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Município de Albufeira celebrou Dia da Cidade com homenagem a Carlos Silva e Sousa

Comemorações encerram com concerto dos Resistência e Fogo de Artifício na praia dos Pescadores

Com a pompa e circunstância adequada, o Município de Albufeira comemorou o Dia da Cidade, prestando uma merecida e justa homenagem, a título póstumo, a Carlos Silva e Sousa, que recorde-se faleceu inesperada e prematuramente, em pleno exercício das suas funções como presidente da autarquia, no passado dia 22 de fevereiro.

A Medalha de Honra do Município foi entregue à esposa, Rosário Silva e Sousa, pelas mãos de José Carlos Rolo, atual presidente da Câmara Municipal de Albufeira, bem como pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, numa cerimónia em que marcaram presença diversas individualidades do Algarve e do país.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não podendo estar presente, fez-se representar pelo Chefe da Casa Militar, Tenente General João Vaz Antunes, que leu uma mensagem, a qual pode ouvir aqui na íntegra.
O cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve, Arquiteto José Alberto Alegria, cujo corpo consular está sedeado em Albufeira, também usou da palavra deixando uma mensagem que intitulou 'O Homem e o Mundo, o Homem e os Mundos', inspirando-se "... na sua sede de novos conhecimentos e de relacionamento de influência, sempre com o objetivo de melhor conhecer os outros povos e desta maneira conhecer melhor o povo da sua terra..."

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, em entrevista exclusiva ao diariOnline Região Sul, começou por dizer que esta homenagem tinha que ser feita a uma pessoa que "desapareceu em combate" recordando que no dia em que faleceu, horas antes em Loulé, Carlos Silva e Sousa defendeu com toda a garra a não exploração de hidrocarbonetos (petróleo) no Algarve e Costa Vicentina.

O presidente revelou que "iremos dar continuidade a algumas coisas que já estavam pensadas, iremos tratar de outras coisas novas, diferentes, enfim, é uma continuidade"

O presidente do Município concorda que se perdeu um grande homem do concelho e acrescenta que "se perdeu um grande homem de causas, desde logo a causa do poder local, um lutador pela democracia e um defensor acérrimo do concelho de Albufeira. Foi um dos pioneiros na projeção dos vinhos do Algarve que andaram esquecidos durante muito tempo."

Aproveitando a oportunidade, o diariOnline Região Sul questionou o presidente da Autarquia sobre como está o turismo em Albufeira, ao que afirmou "Albufeira continua com o turismo em alta, este mês de agosto tem sido tremendo, tem sido intenso. O mês de julho também foi muito bom, e agora esperamos continuar com o turismo mais sustentável... ...estamos a fazer mais, para diversificar a oferta, inclusive pensando no interior do concelho, por forma a colmatar a sazonalidade".

A cerimónia, toda ela coroada com uma forte carga emocional, terminou com a aposição do retrato de Carlos Silva e Sousa na Galeria dos Presidentes, nos Paços do Concelho.

Esta noite, pelas 22h30, na praia dos Pescadores atua o grupo "Resistência", culminando as celebrações do Dia do Município de Albufeira, pelas 24 horas com fogo de artifício.



Exit mobile version