Jornal diariOnline Região Sul

Passeio mostra contos e lendas em Santa Rita

Fonte de Santa Rita

Os «Passos Contados» vão prosseguir no próximo sábado, 25, em Santa Rita, no concelho de Vila Real de Santo António, com o passeio noturno «A água nos contos e lendas da nossa tradição oral», guiado pela contadora Adelaide Fonseca.

A iniciativa engloba uma série de passeios pedestres de interpretação da paisagem, que decorrem em Cacela e Vila Real de Santo António.

No sábado, a partir das 21:00 horas, com ponto de encontro em Santa Rita, será evidenciada a associação de propriedades mágicas e seres maravilhosos a fontes, poços, ribeiras ou lagos, sentimento comum na tradição oral portuguesa, testemunhando antiquíssimos cultos e crenças e ligados à água.

“Cultos que se devem ao valor sagrado que a água incorpora em si. A água corre, é “viva”, inspira, cura, profetiza. Elemento primordial, mãe de todas as coisas, a água associa-se simbolicamente ao nascimento, à regeneração, à vida. Nas lendas, fontes e poços continuam a ser o lugar onde as mouras encantadas se penteiam ou seduzem os viandantes e aí se conta que guardam os seus tesouros. Vêm substituir-se às ninfas pagãs, a antigas divindades ligadas à água, acabando o carácter mágico destas lendas por prolongar no imaginário a dimensão sagrada e oracular da água”, refere a organização, a cargo do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

É antiga também a ligação de aparições de Santas e Nossas Senhoras em locais relacionados com a água, como em Santa Rita a lenda da primeira aparição da Santa na antiga fonte, hoje santuário.

Também nos contos, a água é habitada por sereias, ninfas, fadas ou peixes encantados que se revelam em lagos, fontes ou poços. “Líquido precioso, nestas narrativas antiquíssimas, a água tem o poder de curar, rejuvenescer, adivinhar o futuro ou desencantar”, sublinha-se.

A organização aconselha que os participantes levem roupa quente, calçado confortável e lanterna.

As inscrições (limitadas e com um custo de 3 euros) podem ser feitas junto da organização, através do contacto 281952600 ou do endereço eletrónico geral.ciipcacela@cm-vrsa.pt.



Comentários

comentários