Jornal diariOnline Região Sul

Conferência e sessão comemorativa assinalam centenário do Sanatório Vasconcelos Porto

O Sanatório Vasconcelos Porto, em São Brás de Alportel, que hoje em dia acolhe o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, vai comemorar o seu centenário no dia 8 de setembro.

“Um século depois, o edifício continua a sua missão de promover a saúde da região e do país”, assinala, em comunicado, a autarquia são-brasense, que para recordar este século de história e homenagear os seus fundadores e trabalhadores ao longo de décadas, preparou um programa comemorativo para essa data.

A agenda integra a conferência internacional «O Sanatório Carlos Vasconcelos Porto - 100 anos depois», a realizar no Museu do Traje, e uma sessão comemorativa marcada para o edifício do antigo Sanatório.

A organização conta com a parceria da Administração Regional de Saúde do Algarve, da Direção Regional de Cultura e da Universidade do Algarve, que em conjunto promoveram o programa «100 Anos depois – Ciclo de Conferências Saúde e Cultura».

A conferência internacional sobre o antigo Sanatório realiza-se no Museu do Trajo, entre as 9:30 e as 17:00 horas de dia 8 de setembro. Para a ocasião, está confirmada a presença de diversos palestrantes nacionais e internacionais, dedicados à história e à investigação em áreas distintas, com especial relevo para a arquitetura hospitalar, a história da saúde e da assistência hospitalar e com uma incursão profunda na história do antigo Sanatório Vasconcelos Porto.

“Um conjunto prestigiado de investigadores e historiadores nacionais e internacionais vai abordar, em diferentes áreas do saber, a importância desta pioneira unidade de saúde, as motivações históricas e os factos marcantes da história da saúde em Portugal, sem esquecer o olhar sobre a medicina no Algarve”, sustenta a organização.

Vítor Ribeiro, Cristina Fé Santos, Renato Gama-Rosa Costa, Gisele Sanglard, Graça Serejo, José Luís Dória, Fernando Rosas, Ana Luísa Matos, Vítor Matos e Isabel Palmeirim preenchem a lista de investigadores convidados para esta conferência, que contará ainda com a intervenção do subdiretor-geral de Saúde, Diogo Cruz.

Durante o período em que decorre a conferência, o Museu do Traje convida os presentes a visitar as «Reservas Museológicas Visitáveis», que apresentam material médico, proporcionando uma oportunidade única de olhar sobre a história da medicina.

O segundo momento do programa está marcado para as 18:00, no edifício do antigo sanatório, que atualmente acolhe o Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, onde terá lugar a sessão comemorativa.

A ação integra uma visita ao Espaço Memória, um momento musical e de convívio e a homenagem e evocação da memória deste século de história, “que marcou profundamente o concelho, a região e o país”.

O evento é de participação gratuita mas sujeito a inscrição prévia, através do sítio www.cm-sbras.pt/pt/agenda/7625/ciclo-de-conferencias-saude-e-cultura.aspx.

Integrado neste programa comemorativo, encontra-se patente ao público, no largo de São Sebastião, no centro da vila, uma exposição de rua intitulada «100 anos depois - A Saúde em São Brás de Alportel».



Comentários

comentários