Jornal diariOnline Região Sul

São Brás de Alportel limpa 80 quilómetros de bermas

O município de São Brás de Alportel adjudicou o serviço de limpeza de aproximadamente 80 quilómetros de bermas de caminhos e de estradas municipais no concelho, no âmbito da estratégia anual de prevenção de incêndios.

O “intenso trabalho de limpeza e manutenção de bermas e valetas” está incluído numa estratégia que o município desenvolve em parceria com diversas entidades e que contribuem, em simultâneo, para a prevenção de cheias, que podem ocorrer com as primeiras chuvas de outono e para proteger as populações.

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel iniciou em maio as ações de limpeza e manutenção de bermas e valetas, no interior dos núcleos habitacionais, nos diversos sítios do concelho, com especial enfoque nos sítios do Barrocal.

Os trabalhos incidem também no corte e limpeza de árvores, que colocam em causa a normal circulação do trânsito em vias e caminhos municipais, de forma a assegurar a proteção de habitações na época crítica e, ao mesmo tempo, contribuir “para uma imagem limpa e atrativa dos sítios rurais do concelho”.

Em complemento à ação desenvolvida pela autarquia, cabe à Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão a limpeza de bermas e valetas no interior dos núcleos habitacionais da zona serrana, no âmbito do protocolo estabelecido com o município.

Estes trabalhos contribuem também para a prevenção dos problemas que podem ocorrer com as primeiras chuvas de outono, ao evitar que detritos vegetais e outros materiais inertes obstruam os canais de escoamento e que estes sejam arrastados para a via pública.

“Este é um trabalho preventivo da maior importância que a autarquia apela a que seja replicado pelos munícipes nas suas propriedades, nomeadamente com a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados”, realça a autarquia são-brasense.

No âmbito da mesma estratégia de prevenção de incêndios, a câmara adjudicou o serviço de limpeza de aproximadamente 80 quilómetros de bermas de caminhos e de estradas municipais, como reforço a todo o trabalho realizado um pouco por todo o concelho.

Esta operação, que permite abranger a maioria dos caminhos municipais e secundários do concelho, foi adjudicada à empresa Daniel Rodrigues por 19.714 euros, acrescidos de IVA.

Este ano, a autarquia conta também com a nova equipa de sapadores florestais municipais, que realizou, desde o seu início de funções, em março, significativos trabalhos de limpeza, manutenção e roça de matos em zonas florestais com redução substancial da carga combustível.

A equipa, constituída por cinco elementos, tem participado também em ações de sensibilização junto da população em geral, alertando para as situações de uso do fogo e para os comportamentos de risco no espaço florestal.

Durante o período crítico, a equipa de sapadores, apoiada por uma carrinha todo-o-terreno equipada para o efeito, tem estado presente principalmente nas zonas florestais do concelho, para efetuar trabalhos de vigilância móvel e fixa em alguns locais mais elevados, sendo elemento de primeira intervenção perante ocorrências e realizando trabalhos de rescaldo e vigilância pós-incêndio.



Comentários

comentários