Jornal diariOnline Região Sul

Polvo volta a reinar em Quarteira

De 7 a 16 de setembro o polvo volta a estar em destaque em Quarteira na 3ª Edição da Semana do Polvo, uma iniciativa da Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura em parceria com a Associação Armalgarve do Polvo OP.

Envolvendo a autarquia, os agentes económicos e a comunidade, procura-se promover o turismo gastronómico e contribuir para economia local em torno de um símbolo emblemático para a freguesia, que desde sempre esteve ligada ao mar e à captura do polvo.

Este ano, trinta e um restaurantes dão a conhecer a versatilidade gastronómica do polvo, em propostas que alternam entre a cozinha tradicional portuguesa e a internacional.

Para além de um concurso de receitas aberto à população, a programação da semana do polvo inclui a exposição de artes plásticas “Da Tela para o Mundo”, elaborada pelos alunos da Associação Akredita em Ti e que ficará instalada no Passeio da Marina de Vilamoura, além da realização de dois showcookings, um em Quarteira e outro em Vilamoura, que dão a conhecer as diversas formas de confecção e degustação do polvo. Outra acção integrada no programa é o Seminário do Polvo, que terá lugar no auditório do Centro Autárquico de Quarteira no dia 14 de setembro e que promove o debate em torno do sector das pescas e dos projectos de investigação em curso.

Para a concretização da semana do Polvo, a AEQV conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Docapesca – Portos e Lotas S.A, Inframoura, Marina de Vilamoura, Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, entre outros.

O programa completo da Semana do Polvo 2018 e os restaurantes aderentes à Mostra Gastronómica podem ser consultados AQUI.


Comentários

comentários