A CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal vai montar uma estrutura de apoio aos agricultores afetados pelo incêndio que lavrou no Algarve entre 3 e 11 de agosto.
A confederação e as suas organizações associadas reúnem-se, amanhã, quarta-feira, pelas 14:30 horas, em Monchique, nas instalações do Crédito Agrícola (largo da Igreja), para definirem uma estratégia de apoio aos agricultores visando a elaboração de candidaturas para os fundos disponíveis.
Os técnicos da CONFAGRI e das organizações agrícolas associadas, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, vão apoiar os agricultores atingidos pelos incêndios, na elaboração das candidaturas, nomeadamente explicando os procedimentos e definindo as orientações para a sua correta formalização.
Os apoios previstos encontram-se definidos na portaria n.º 232-B/2018, de 20 de Agosto.
A reunião de quarta-feira conta com a presença do presidente do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola Mutuo do Algarve, Fernando Nunes, da secretária-geral adjunta da CONFAGRI, Aldina Fernandes, e dos técnicos da confederação Augusto Ferreira, Leonor Lopes e Cláudio Heitor.
Em representação do Ministério da Agricultura, estarão presentes o diretor regional de Agricultura e Pescas, Fernando Severino, e o diretor de Serviços de Investimento da DRAPALG, Júlio Cabrita.
A reunião de trabalho será encerrada pelo presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André.
O governo abriu, desde 22 de agosto, as candidaturas para minimizar os prejuízos na agricultura, no montante global de 5 milhões de euros.
Este montante destina-se a apoiar perdas de animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções rurais de apoio à atividade agrícola. Estas candidaturas estão igualmente abertas até ao dia 30 de setembro.
O incêndio deflagrou no dia 3 de agosto, na zona da Perna da Negra, em Monchique, e durante uma semana consumiu mais de 27 mil hectares em quatro concelhos (Monchique, Portimão, Silves e Odemira).