Jornal diariOnline Região Sul

Campanhas de crowdfunding ajudam a reconstruir projetos após incêndio de Monchique

Várias famílias estão a utilizar o gofundme, uma plataforma de recolha de recursos sociais do mundo, para realizar campanhas de crowdfunding que as ajudem a reconstruir tudo o que perderam no incêndio de Monchique.

A Wildfire Monchique – Regeneration é a campanha de um grupo de amigos de Lisboa, que deixou a capital para criar um projeto de responsabilidade social focado na natureza e com atuação nas áreas do turismo, arte, educação, permacultura e osteopatia.

Constituído por várias famílias, este grupo pretende recuperar o que o fogo destruiu e contribuir para o renascer da serra através da reflorestação, restabelecimento dos canais de água, plantações, entre outros.

A Wildfire Monchique é da autoria de uma pequena família a residir em Portugal há quatro anos. O austríaco Markus e a espanhola Anaïs, viviam em Monchique com a filha de quatro anos, Shanaya, nascida em Portugal, quando perderam tudo o que possuíam com o incêndio.

Tinham um negócio de comida vegan, com o qual participavam em diferentes festivais e iniciativas, e estão neste momento sem qualquer apoio ou recursos.

Como estes, existem outros casos de famílias que, através da gofundme, tentam reconstruir as suas vidas após a tragédia: Fires in Monchique - Reforesting, Atom after Monchique Wildfire e Wildfire Monchique.

Para ajudar, basta aceder ao link das respetivas campanhas na plataforma gofundme e fazer uma doação.

O incêndio, que deflagrou no dia 3 de agosto, na zona da Perna da Negra, em Monchique, consumiu durante uma semana mais de 27 mil hectares, em quatro concelhos (Monchique, Silves, Portimão e Odemira).



Comentários

comentários