Jornal diariOnline Região Sul

Universidade do Algarve regista crescimento na procura, com 1210 alunos colocados

A Universidade do Algarve (UAlg) atingiu o número mais elevado de candidatos colocados (1210) na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior dos últimos oito anos, mais 4% do que no último ano.

“Estes são os melhores resultados da academia algarvia desde o ano de 2010, alargando para quatro o número de anos consecutivos com mais de um milhar de estudantes colocados, numa série de resultados positivos obtidos sucessivamente. O aumento absoluto do número de colocados na UAlg é o quarto mais elevado entre as instituições de ensino superior”, refere a universidade, em comunicado.

De acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2018/19, recentemente publicados, a UAlg volta a registar um crescimento na procura, com 1210 colocados.

Trata-se de um crescimento na ordem dos 4%, face a 2017/18 – mais 45 colocados -, o que contraria a tendência nacional, com uma descida de 2%.

Já a nível nacional, o número total de novos estudantes colocados baixou para 43992, o representa uma redução de 2% face a 2017/18.

A taxa de colocação das 1475 vagas da UAlg a concurso permaneceu acima dos 80% (82,0%), aproximando-se da média nacional (86,5%). Para as fases seguintes do Concurso Nacional de Acesso ficam disponíveis 306 vagas sobrantes.

Para o reitor da UAlg, Paulo Águas, “é um excelente resultado aumentar o número de colocados num ano em que se verifica uma redução a nível nacional”.

“Não se trata de um resultado isolado pois, em quatro dos últimos cinco anos, o crescimento do número de colocados na UAlg foi superior ao verificado no país, o que significa que temos vindo a aumentar a nossa quota de mercado”, acrescentou.

Segundo o reitor, para o resultado alcançado este ano, contribuiu a autorização do governo para aumento de vagas nas instituições de ensino superior não localizadas nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, “as quais foram canalizadas para os cursos com maior procura e níveis de emprego mais elevados”.

Os novos alunos da Universidade do Algarve vão ser recebidos, de 10 a 18 de setembro, com um programa repleto de atividades, que lhes permitirá conhecer a academia, a cidade que os acolhe, os cursos e os novos colegas.

Toda a informação referente à Semana de Acolhimento e às matrículas pode ser consultada no portal da UAlg.



Comentários

comentários