Jornal diariOnline Região Sul

Algarvios Jody Lot e Teresa Duarte sagraram-se campeões do mundo de pesca submarina

Jody Lot no 1.º lugar do pódio

Os algarvios Jody Lot e Teresa Duarte sagraram-se este fim-de-semana campeões do mundo de Pesca Submarina, na prova disputada no porto da Baleeira, em Sagres, no concelho de Vila do Bispo.

A 31.ª edição do Campeonato do Mundo masculino e a I Taça do Mundo feminina contaram com cerca de 90 participantes, de mais de duas dezenas de países.

A competição masculina realizou-se em duas jornadas, sábado e domingo, com a presença de 69 atletas de 23 países. Além do português Jody Lot, também André Domingues arrecadou uma medalha, desta feita de prata, em luta renhida até ao final com o espanhol Xavier Blanco que acabou no 3.º lugar.

Na prova coletiva, Espanha conseguiu a melhor pontuação no somatório dos dois dias de competição dos seus atletas, com Portugal a conquistar o 2.º lugar e o Chile o 3.º posto.

O pódio feminino foi liderado por Teresa Duarte, incluindo também as atletas norte-americanas Rosibel Perurena, no 2.º lugar, e Kelsey Albert, no 3.º.

Em equipas, os Estados Unidos levaram a taça para casa, seguida de perto por Portugal e Espanha, respetivamente.

A iniciativa, organizada pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), sob a alçada da Confederação Mundial das Atividades Subaquáticas (CMAS) e em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Bispo, teve como objetivo promover a prática da pesca submarina, desconstruindo alguns mitos relacionados com este desporto.

Neste sentido, em prova só foram permitidas capturas das espécies com valor desportivo, com limites mínimos de peso e quotas por espécie.

Todas as capturas realizadas, perto de duas toneladas, foram oferecidas ao Banco Alimentar Contra a Fome e à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.



Comentários

comentários