Jornal diariOnline Região Sul

PCP quer saber estado das diligências para construção de ponte entre Alcoutim e Sanlúcar

O deputado Paulo Sá (PCP), eleito pelo círculo de Faro, questionou o governo sobre o estado das diligências para a construção de uma ponte entre Alcoutim e Sanlúcar, um ano depois de o parlamento ter aprovado um projeto de resolução sobre o tema.

O projeto de resolução recomendava ao governo que retomasse o processo de construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar, “desenvolvendo as necessárias diligências – incluindo contactos com as autoridades espanholas e andaluzas – com vista à rápida concretização desta infraestrutura, vital para o desenvolvimento económico e social do nordeste algarvio”.

Segundo o comunicado do grupo parlamentar do PCP, a construção de uma ponte, “uma reivindicação antiga das populações de ambas as margens do rio Guadiana”, teria “um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na atração e fixação de novos habitantes, contribuindo, desse modo, para combater o processo de despovoamento e desertificação que afeta Alcoutim e os concelhos limítrofes”.

O projeto de resolução do PCP foi discutido e aprovado em outubro de 2017 e, volvido um ano, os comunistas entendem que “é altura de fazer um balanço das medidas tomadas pelo governo no sentido de implementar esta resolução da Assembleia da República”.

As questões colocadas pelo deputado Paulo Sá ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas abordam as medidas concretas já tomadas para iniciar o processo, eventuais estudos prévios já realizados e que diligências foram efetuadas junto das autoridades espanholas.



Comentários

comentários