Jornal diariOnline Região Sul

Jornadas do Mundo Rural decorrem em Mértola

«Biodiversidade, Agroecologia e Alimentação» é o tema das próximas Jornadas do Mundo Rural, que decorrem nos dias 25 e 26 de setembro, no Cineteatro Marques Duque, em Mértola.

Trata-se de uma organização conjunta dos municípios de Mértola e Alcoutim, cuja “geografia dos problemas e desafios” que enfrentam (muito baixa densidade, vulnerabilidade à desertificação e alterações climáticas) “não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios”, referem, em comunicado.

Nesse sentido, os dois concelhos têm encetado um conjunto de reflexões, iniciativas e projetos conjuntos e/ou complementares em várias áreas.

O evento pretende focar-se nas estratégias em torno da salvaguarda e valorização dos seus recursos naturais, em particular a sua biodiversidade entendida como um ativo territorial e fator de competitividade.

Neste pressuposto, equaciona-se como determinante a promoção de práticas “agroecológicas”, bem como, a implementação progressiva de contextos agroalimentares locais mais sustentáveis.

O programa inclui a participação de vários especialistas nos temas em discussão, a divulgação de exemplos de boas práticas já em curso e, ainda, a apresentação de projetos práticos para o território.

No dia 26 de setembro, será apresentado o documentário «Guadiana Selvagem», realizado por Daniel Pinheiro, no âmbito do projeto «Geração Bio», que a Câmara Municipal de Mértola promoveu ao abrigo do POSEUR.

Para esse dia, está ainda prevista uma visita técnica à Herdade dos Lagos, reconhecida pela aplicação de boas práticas em matéria da gestão de recursos naturais e da multifuncionalidade em espaço rural.

O programa completo está disponível no sítio https://www.cm-mertola.pt/images/mertola/cartaz_jmrmertola_rev.jpg.

As inscrições para as jornadas podem ser efetuadas até 21 de setembro para o endereço eletrónico doramaio@cm-mertola.pt.



Comentários

comentários