Jornal diariOnline Região Sul

Ciclo de formações sobre a primeira infância em Olhão

O ciclo de dez ações de formação sobre a primeira infância, organizadas pela Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, arranca no dia 22 de setembro.

Trata-se de uma iniciativa dedicada a pais, educadores de infância, técnicos auxiliares de ação educativa, amas e público interessado na temática, que vai abordar mensalmente um conjunto alargado de assuntos ligados à infância.

«Escola de pais… porque os filhos não nascem com manual de instruções» é o tema das ações, que pretendem constituir um meio de esclarecimento de questões colocadas por quem, pai, familiar, ou profissional, lida com crianças no dia-a-dia.

A primeira ação de formação decorre a 22 de setembro, das 11:00 às 12:30, e 26 de setembro, das 17:30 às 19:00, com a formadora Anabela Morte, que abordará temas como o stress pós-parto, o papel da mãe e do pai, os afetos, as visitas ao recém-nascido, ou leite materno e amamentação.

As restantes sessões realizam-se nas seguintes datas: 20 e 24 de outubro - «As noites, o sono e a passagem da criança para o seu próprio quarto»; 17 e 21 de novembro – «O regresso dos pais ao trabalho, a creche, o jardim de infância e o papel dos pais na escola»; 5 e 15 de dezembro - «A estimulação do desenvolvimento global: as aprendizagens começam no nascimento»; 19 e 23 de janeiro de 2019 - «Os problemas de saúde mais frequentes nas crianças, e como lidar com eles»; 15 e 20 de fevereiro - «Como lidar com o ciúme fraterno, preparar a chegada de um novo irmão e as birras e as afirmações da personalidade»; 15 e 20 de março - «Lidar com o crescimento de um filho, estilos de parentalidade»; 20 e 24 de abril - «Que apoios para as crianças com necessidades educativas especiais»; 18 e 22 de maio - «Brincar é uma coisa séria»; e 5 e 15 de junho - «Estimulação da fala e da linguagem na primeira infância».

A participação em cada uma destas sessões tem um custo de 5 euros e a cada participante será atribuído um certificado.

As inscrições poderão ser efetuadas junto da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, através do telefone 289700130, ou do endereço eletrónico biblioteca@cm-olhao.pt.



Comentários

comentários