Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Shortcutz Faro promove concurso para alunos do ensino secundário

O Shortcutz Week, um concurso de curtas-metragens direccionado aos alunos das escolas secundárias dos concelhos de Loulé e Faro que visa promover a criação audiovisual no sul do país, já tem inscrições abertas.

A iniciativa é promovida pela equipa que organiza o festival de cinema Shortcutz Faro, visando o desafio a futuros protagonistas do mundo cinematográfico português.

“Há uma enorme falta de comunicação entre quem vê e quem faz o cinema português”, assinala, em comunicado, Diogo Simão, produtor do Shortcutz Faro e criador do projecto.

“Sem orçamento, sem apoios financeiros e muito boa vontade dos nossos parceiros, temos tentado colmatar esta falha de comunicação com as nossas sessões mensais nos últimos quatro anos, onde realizadores de todo o país convergem para partilhar o seu trabalho e ideias com o público. O Shortcutz Week é o próximo passo nesta estratégia: colocar o baralho em cima da mesa e deixar os jovens aprenderem a jogar. Daqui a uns anos vão ser eles os protagonistas deste debate”, acrescenta o realizador.

O concurso, que se inicia a 3 de outubro e termina no dia 10, desafia os jovens a criar e apresentar uma curta-metragem nesse período de tempo.

Os trabalhos resultantes serão contemplados com prémios em várias categorias e avaliados por um júri independente ligado à cultura algarvia, no qual constam nomes como Anna Eremin (actriz), Bernardo Lopes (realizador), André Canário (actor), Isa Mestre (escritora e professora) e Ana Narciso (comunicação e eventos nas lojas FNAC do Algarve).

A organização inovou, criando uma bolsa de músicos e bandas algarvias que disponibilizaram alguns dos seus temas para serem usados gratuitamente nas curtas-metragens a concurso.

E alguns grupos de teatro locais vão trabalhar com os jovens, servindo, idealmente, para lançar a carreira de alguns atores.

“Desta forma o concurso serve não só para instigar a criação, mas também a divulgação de talentos locais e a sua formação”, assinala Diogo Simão.

O realizador revelou ainda que as produtoras algarvias New Light Pictures, Onírico Filmes e Productions Flow, assim como a ETIC_Algarve, vão apadrinhar as primeiras equipas a inscrever-se.

“É fantástica a maneira como as produtoras, as empresas, as câmaras municipais, o próprio IPDJ e restantes entidades que contactámos apoiaram esta iniciativa com apadrinhamentos, publicidade e prémios! Tudo porque acreditam que este concurso fará a diferença na vida dos participantes e no futuro da região. Agora só falta que os próprios jovens acreditem”, sustenta Diogo Simão.

As inscrições, que encerram dia 29 de setembro, terão um valor simbólico, que servirá para custear a produção e ajudar uma associação de caridade.

Está prevista uma cerimónia de abertura e uma de entrega de prémios, em datas e locais a revelar. Todas as novidades, informações e links para a inscrição encontram-se nas redes sociais do Shortcutz Faro: www.facebook.com/ShortcutzFaro e http://instagram.com/shortcutz.faro.



Exit mobile version