A Câmara Municipal de São Brás de Alportel firmou com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve um protocolo de cooperação, para disponibilizar consultas de saúde oral no centro de saúde no início de 2019.
A medida insere-se na estratégia municipal de promoção da saúde e dá continuidade às parcerias desenvolvidas com a ARS, com o objetivo de “promover a qualidade de vida da comunidade, nomeadamente melhorar o acesso aos cuidados de saúde”.
O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, esteve presente, hoje, terça-feira, numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para implementação da estratégia «Saúde Oral para Todos», na presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos, na qual foram assinados protocolos com 65 câmaras do país.
A ação está integrada na fase de alargamento do projeto-piloto lançado pelo governo em 2016 para a implementação de consultas de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde.
“A autarquia e a ARS/Algarve vão disponibilizar a toda a população do concelho o acesso aos cuidados de saúde oral. Trata-se de um protocolo da máxima importância para a saúde e bem-estar da população, áreas prioritárias para o município”, afirmou o autarca.
Vitor Guerreiro sublinhou ainda que esta é uma medida em prol da prevenção de vários problemas de saúde, ao permitir o acesso aos cuidados de saúde oral a muitos são-brasenses que não têm possibilidade de aceder a estas consultas no sistema privado.
A autarquia compromete-se a atribuir um apoio de 24.600 euros à ARS/Algarve para a aquisição de equipamento clínico para a sala de saúde oral que vai ser criada no centro de saúde local.
A ARS compromete-se a realizar as obras necessárias na sala reservada para as consultas de saúde oral, a garantir os recursos humanos necessários para as consultas, a formação dos recursos humanos afetos a este serviço e as condições necessárias para o bom funcionamento deste novo serviço, entre os quais se incluem os materiais consumíveis.
O protocolo vai estar em vigor por três anos com possibilidade de renovação.
A iniciativa, a nível local, vem complementar o «Plano Vale Mais Família», lançado pela autarquia em 2015, que integra já um conjunto de medidas como sejam o «Vale + Saúde – Oftalmologia infantil», com oferta de rastreios gratuitos oftalmológicos a todas as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, mas também o “Vale + Educação”, ao nível de oferta de material escolar; o «Vale + Natalidade», para apoiar a entrada de novos membros na família e o programa de formação «+ família».