«Partilhar Memórias» é o tema da tertúlia agendada para o dia 28 de setembro, pelas 16.00 horas, na Igreja da Misericórdia de Odemira, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018.
O município de Odemira convida para uma conversa com investigadores, dinamizadores, artesãos e artistas, sobre diferentes perspetivas, experiências, ameaças e oportunidade das diferentes manifestações e tradições culturais do concelho.
Em debate estarão temas como os mastros tradicionais, a viola campaniça, o cante de improviso/baldão, a viola campaniça, as profissões antigas e a poesia popular.
Marta Guerreiro (coordenadora do projeto de investigação sobre os Mastros tradicionais «Da Terra ao Céu», do concelho de Odemira – Associação Pé-de-Xumbo), Pedro Mestre (coordenador do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso), Antero Silva (dinamizador cultural de iniciativas de impacto no concelho), Daniel Luz (artesão construtor de instrumentos de corda), José Guilherme (moleiro municipal) e Manuel da Graça (poeta popular) serão os convidados de uma tertúlia moderada pelo professor e historiador António Quaresma.
A iniciativa é promovida pelo município de Odemira e insere-se no programa do Setembro Cultural. A participação é livre.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional.