O golfista australiano Lucas Herbert continua na frente do Portugal Masters, que termina hoje em Vilamoura (-19), pelo terceiro dia seguido, depois de uma penúltima volta, no sábado, de 64 pancadas, sete abaixo do «par».
Um dia depois do recorde histórico do inglês Oliver Fisher, o primeiro a fazer 59 pancadas numa volta do European Tour, outro inglês, Tom Lewis, esteve quase a repetir a dose e ascendeu ao 2.º lugar depois de entregar um cartão de 61 pancadas (-10), a sua melhor volta de sempre no European Tour.
O 3.º lugar é ocupado pelo inglês Eddie Pepperell (68 pancadas no terceiro dia) e pelo sueco Marcus Kinhult (65), com 15 abaixo do «par», portanto, a quatro do topo da classificação.
Por outro lado, o golfista algarvio Ricardo Melo Gouveia perdeu ontem 10 posições e caiu para o grupo dos 19.º classificados, apesar de ter jogado abaixo do «par» do Dom Pedro Victoria Golf Course, com 70 pancadas (-1).
“Tenho de realizar uma grande volta amanhã [domingo], mas se continuar como tenho jogado e se meter os «putts» como meti ontem [sexta-feira], sinto que tenho boas hipóteses de fazer esse 5.º lugar ou melhor”, disse o atleta olímpico.
Já Ricardo Santos ficou definitivamente arredado do único torneio português do European Tour, porque, pela primeira vez na história de 12 edições do Portugal Masters, houve um segundo «cut», aos 54 buracos, para o «top-72», de modo a reduzir o número de jogadores para o ultimo dia.
O algarvio terminou em 80.º empatado, a «par» do campo, depois de uma terceira volta de 75 (+4). Vai receber prémio monetário, mas já não joga mais.
“Hoje correu tudo mal. Correu mal do «tee», nos «greens» também não estive bem, muitos «putts» a roçarem o buraco e a não entrarem e é verdade que também não entrei bem e depois foi como uma bola de neve e não consegui recuperar o jogo”, lamentou.
A quarta e última volta do Portugal Masters começa às 7:50 horas, só com saídas do buraco 1; Ricardo Melo Gouveia arranca às 10:30 e o ultimo grupo sai às 12:00. A cerimónia de entrega de prémios poderá realizar-se ainda antes das 17:00.